Aprendizado e Saber

Como criar pequenos leitores apaixonados por livros

Especialistas dão dicas de como estimular a leitura na primeira infância

Era uma vez... uma atividade chamada leitura que ajudava a criança a desenvolver a concentração, a memória, a linguagem, o vocabulário, o raciocínio, além de estimular a curiosidade, a imaginação e a criatividade. Muitas vezes, ela parecia estar esquecida, mas, para que continuasse sua história e tivesse um final feliz, uma palavra sempre ajudava a salvá-la: estímulo. E é sobre esse estímulo à leitura, principalmente para as crianças que estão na primeira infância (de zero aos seis anos), que queremos falar.  

Estimular o interesse e o hábito pela leitura é um processo que envolve escolha, sociedade e, principalmente, a família. O estímulo deve começar em casa, antes mesmo do nascimento da criança, e deve ser aperfeiçoado ao longo dos anos. Ao estimularmos adequadamente a leitura, vinculando-a ao imaginário da criança, conseguimos adentrar no universo infantil, dando a ela a capacidade de lidar e experimentar a realidade em seus diversos modos. 

 E acreditamos tanto na força transformadora da leitura, que realizamos a terceira edição do Programa Petrobras Cultural para Crianças selecionando projetos de feiras e ações literárias destinadas ao público de até seis anos de idade. 

 Para dar dicas de como introduzir e despertar o interesse pela leitura na primeira infância, convidamos as psicólogas e especialistas no tema, Caroline Vieira Lara e a Yael Sandberg Esquenazi. Elas sugerem dicas estimular a formação de pequenos leitores.  

  

Leia e conte com afeto 

 Ler para uma criança é também um momento de criar vínculos. A leitura transmite cuidado e carinho e é um potente ativo para o fortalecimento da ligação afetiva. Que criança não quer um momento gostoso de carinho e troca? Associar o toque, carinho, cuidado e afeto ao momento da leitura faz com que ele seja ainda mais prazeroso. Por meio da sonorização das palavras e da entonação da voz, por exemplo, o bebê passa a reconhecer cada dia mais seu cuidador e se aproxima dele. 

  

Entonação é um ótimo recurso 

Os pequenos leitores, principalmente na primeiríssima infância, não possuem ainda a autonomia de fazer a leitura sozinhos. Por isso, a entonação e a forma com que o mediador irá se dispor a contar a história, fará toda a diferença na maneira que o pequeno leitor irá interagir com a obra. Nesta fase, a leitura deve ser entoada, acentuando as palavras unidas às imagens. Não importa se o livro é de poesia, conto ou uma história completa – o segredo da leitura para crianças pequenas está na voz e na interação.  

  

Não apenas leia a história, conte-a! 

Para que as crianças sintam prazer e se divirtam com o momento de contação, use recursos como objetos do cotidiano, fantoches, mímicas e gestos. A contação de histórias é um mecanismo poderoso para o engajamento das crianças para a leitura, além de criar um momento muito divertido para toda a família. Um bom começo é quando o cuidador conta um livro que já conheça, o que aumenta a probabilidade de a atividade ser feita com empolgação.  

  

Repetir faz toda a diferença 

 As repetições ajudam os pequenos a se familiarizarem e a compreenderem melhor o conteúdo. Histórias que apresentem uma sequência, e que isso se repita, são muito importantes para a leitura na primeira infância, pois cada vez que a criança as vê, compreende ainda mais e as memoriza. 

  

Dê autonomia e favoreça o contato direto entre criança e livro 

O adulto mediador precisa assumir também o papel de permitir o contato com objetos e situações que exigem a autonomia do movimento durante a leitura. O livro assim poderá assumir o lugar de um objeto que, com sua dimensão lúdica em conteúdo e forma, a criança pode levar para onde quiser, sentar em cima, entrar nele e assim inventar o mundo de possibilidades que o livro contém. 

  

Utilize a literatura para falar sobre assuntos difíceis 

 As histórias fazem com que os pequenos passem a socializar e a interagir com o meio. Além disso, nesta etapa da vida, há uma distinção entre sentir e nomear os sentimentos. As crianças precisam desenvolver este repertório e, ao vê-los ali expressos nas histórias, passam a aprender seu significado e a como agir, sejam esses sentimentos seus ou do outro. Além do livro ajudar a trabalhar as emoções, o cuidador também pode escolher uma obra com algum assunto que gostaria de apresentar pela primeira vez, como sexualidade ou diversidade, por exemplo.  

  

Crie rituais de leitura 

 Escolha um momento para ler e contar histórias e crie uma rotina. Pode ser em qualquer horário, mas antes do sono é sempre bom. Ler antes de dormir melhora o sono e também reduz o estresse dos pequenos. Depois de um dia longo, a leitura é infalível para preparar o ambiente e deixá-los confortáveis para descansar. 

  

A leitura deve começar na gestação 

 É importante que a leitura comece ainda durante a gestação. A ciência diz que, a partir da 25 semana de gravidez, o bebê pode ouvir a voz da mãe, e já começa a construir uma memória afetiva. Não perca esse tempo precioso.  

  

Não fique preso a indicação de faixa etária 

Existem correlações entre idade e livro e indicações pelo nível de compreensão da criança. Mas não fique preso somente a elas. Experimente sempre e ofereça possibilidades ao pequeno leitor.   

  

Fique atento às reações 

É muito importante observar a reação da criança quando você está lendo uma história para ela ou quando ela está interagindo com o livro. Os gestos vão indicar o gosto dos pequenos e ajudar você a oferecer o tipo de leitura que os estimula.  

  

Dê o exemplo, além de livros de presente 

Crianças costumam ter seus cuidadores como exemplo. Se elas se acostumam a vê-los lendo, desde cedo vão entender que essa é uma atividade prazerosa e farão o mesmo. Dar livros de presente também é outra forma de estimulá-los.  

  

Troque experiências com outros cuidadores 

Os cuidadores devem trocar entre si as experiências positivas que tiveram. Isso ajuda a dar segurança. Alguns acham que a criança só começa a aprender de verdade quando entra na escola, mas a leitura é uma das atividades de maior potencial para a criança aprender antes de estar no colégio. Procure saber com outros adultos o que tem funcionado, indicações de livros e temas de interesse.  

  

Busque livros que falem sobre o momento da criança   

O livro pode ser um grande aliado para ajudar o pequeno leitor a compreender melhor uma situação que esteja vivendo e explique coisas complexas da vida. É uma oportunidade para debater sobre um tema que está sendo difícil ou que está na hora de ser incluído no repertório da criança. Agora na pandemia, por exemplo, surgiram algumas obras sobre morte, vírus e higiene.  

  

Tenha paciência 

 Muitas vezes nossos pequenos possuem até mais habilidades do que acreditamos que eles tenham. Então, por mais que na primeira vez seu pequeno não interaja logo de cara com a proposta da leitura, tenha paciência e tente repetir a contação em outros momentos. As crianças também precisam de tempo para acomodar e compreender novas habilidades. 

  

Petrobras Cultural para Crianças 

E é por acreditarmos na importância da cultura brasileira como força transformadora e impulsionadora da nossa sociedade, que incentivamos, através do Programa Petrobras Cultural para Crianças, o desenvolvimento de projetos nas áreas de artes cênicas, música, audiovisual e múltiplas expressões. Em sua terceira edição, selecionamos iniciativas de feiras e ações literárias destinadas ao público de até seis anos de idade. Conheça aqui quais foram os projetos selecionados e saiba mais sobre as ações do Petrobras Cultural para Crianças.  

Você também pode conferir aqui os projetos selecionados em feiras literárias.

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