Quando você pensa em cultura, o que vem na sua mente? Museus? Cinemas? Literatura? E se te contar que ela está em todo lugar, inclusive dentro de você? Nosso senso de identidade está totalmente ligado ao espaço onde vivemos. Desde crenças e valores até manifestações artísticas, tudo ajuda a nos definir como cidadãos.
Desafiando normas e promovendo a mudança social
A forma como pensamos, agimos e nos relacionamos é reflexo do papel fundamental da cultura. Grandes mudanças significativas na sociedade partem desse fator. Além disso, a cultura pode desafiar e questionar normas estabelecidas, promovendo a mudança social. Por meio da arte, do cinema, da literatura e de outras formas de expressão cultural, questões sociais e injustiças podem ser abordadas, levando as pessoas a refletirem e a agirem para promover a igualdade e a justiça. Ela também pode ser uma ferramenta poderosa para dar voz aos grupos marginalizados, permitindo que suas histórias sejam contadas e suas lutas sejam reconhecidas, através dos seus pontos de vista.
Educação cultural como ferramenta de transformação
Inclusive, a educação é um grande vetor dessa construção cultural. Ao promover o acesso à educação artística, musical, teatral, literária, entre outros, somos incentivados a desenvolver habilidades criativas e o nosso senso crítico. Ao ter contato com tudo isso, é possível estimular a capacidade de pensar de forma independente. Ou seja, além de tudo, ela nos empodera.
É o caso da violinista Ana Carolina da Silva Lourenço, que descobriu sua paixão pelo violino através do projeto "Escola de música e da cidadania", no Complexo do Alemão, onde ela mora, no Rio de Janeiro. "O violino é o que motiva a acordar todos os dias", revela. Aos seis anos de idade entrou no projeto e hoje faz parte da Orquestra Sinfônica Petrobras. "É o que eu quero para minha vida", conta a musicista. Ela contou com o apoio do maestro Vitor Damiani, que a convidou para fazer um teste para orquestra. Para ele, ambos ganharam com a chegada da Ana Carolina. "Educar é um processo de troca", afirma o maestro. (Confira o depoimento completo da Ana Carolina aqui).
Outra grande vantagem da cultura é a capacidade dela de nos transformar em sociedade e criar o orgulho e a valorização das tradições locais. Celebrar nossa herança cultural contribui para o senso de identidade coletiva, fortalece laços sociais e cria aquele sentimento de pertencimento. Sabe quando você vê uma bandeira do Brasil quando está fora do país e sente saudade de casa? A cultura é capaz de nos proporcionar esse tipo de sentimento. Quando nos sentimos parte de algo maior, conseguimos trabalhar melhor para um bem comum.
Nosso papel na construção de valor cultural na sociedade
Entendeu como a cultura é a espinha dorsal de qualquer população? Por isso, nós sempre procuramos incentivá-la por meio de patrocínios a projetos envolvendo o tema e apoiar o desenvolvimento de modalidades artísticas não tradicionais, reforçando nosso compromisso com a valorização da cultura em todo o país. Através do programa Petrobras Cultural, promovemos a democratização do acesso à cultura, apoiando projetos nas áreas de música, teatro, dança, audiovisual, literatura e patrimônio cultural. Buscando fortalecer a diversidade cultural brasileira, o Petrobras Cultural contribui para a formação de plateias, a capacitação de artistas e a preservação da memória cultural do país.