Formar uma geração de jovens conscientes e engajados, que impactem positivamente suas comunidades. Esse é o objetivo do Projeto Jovens em Ação Sustentabilidade, que faz parte do Petrobras Socioambiental, programa que estimula alunos a desenvolverem pensamento crítico, criatividade e cooperação por meio da educomunicação.
As crianças e adolescentes participantes são incentivados a trocar experiências e desenvolver habilidades, resultando na produção de conteúdos educativos, como podcasts, programas de TV e curtas-metragens refletindo sobre questões sociais. Esses materiais têm o propósito de conscientizar e inspirar, permitindo que os jovens protagonistas impactem muitas pessoas ao seu redor.
"Acredito que o projeto trouxe um impulso para mim e me fez descobrir na área de responsabilidade social", afirma Nívia Cruz, diretora do Projeto Jovens em Ação Sustentabilidade. Em entrevista para o blog Nossa Energia, ela compartilhou sua trajetória, destacando a importância da oportunidade de aprendizado que o projeto proporcionou.
Aos 11 anos de idade, Nivea ficou sabendo que chegaria em sua cidade, São José dos Campos, um projeto social que trabalhava com audiovisual. A curiosidade fez com que a então menina pedisse para participar. Ela nunca mais saiu de lá! Ainda aos 14 anos, se tornou estagiária na oficina. “Nossas atividades sempre discutiram sobre as responsabilidades sociais de um cidadão. E isso foi formando não só a minha carreira profissional, mas o meu papel na sociedade”, conta. Com o fim do projeto, Nivea continuou trabalhando na associação e hoje é diretora.
Ela também explica que a ideia é levar as oficinas para a sala de aula, permitindo que os jovens desenvolvam programas de TV, podcasts e mais, onde reflitam sua visão da sociedade e as mudanças que desejam ver. A diretora também destaca a importância das reuniões semanais para organizar as oficinas, que são realizadas em escolas públicas com foco nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. “O projeto trouxe o protagonismo juvenil”, afirma Nívia que se diz grata ao Jovens em Ação e que sem ele sua vida profissional não teria levado o rumo que tomou.
O projeto já realizou onze workshops na área do audiovisual e seis na área de horta e compostagem, impactando mais de 600 jovens desde o segundo semestre de 2022, em São José dos Campos (SP) e região. Esses jovens estão mostrando que não há idade para ser um agente de mudança e estão construindo um futuro mais sustentável através da educação e da comunicação.