Aprendizado e Saber

Essa avançada tecnologia de educação chamada “professor”

Imagine uma máquina capaz de transmitir conhecimento para vários seres humanos ao mesmo tempo. Um sistema que conseguisse absorver informações de várias fontes, processar quais são os dados pertinentes e descobrir a maneira mais eficiente e interessante para que eles fossem transmitidos. Um dispositivo capaz de não apenas notar os pontos fortes e fracos de cada aluno como atuar de maneira específica para reforçar exatamente o que ele mais precisa.

Parece uma tecnologia revolucionária, não é? Algo que você veria nas continuações do filme “Matrix”, nos gibis de ficção científica, uma invenção claramente milionária e futurística. Não fosse, é claro, pelo fato de que, se você consegue ler isso, você muito provavelmente já teve contato com várias pessoas que são capazes de fazer tudo isso que a gente falou ali em cima. Sim, estamos falando das professoras e professores. 

Esses educadores, com suas habilidades quase sobre-humanas, são elementos importantíssimos não apenas para a educação, mas também para a promoção do desenvolvimento integral de cada um de nós, principalmente durante a primeira infância, esse período em que todo ser humano ainda está descobrindo o mundo ao seu redor.

E por isso nós apoiamos projetos que busquem não apenas incentivar o ensino e o aprendizado na primeira infância como também a descoberta de maneiras cada vez mais criativas e produtivas de ensinar, valorizando o desenvolvimento da criança e a importância do educador.

Projetos como o Synapse, que atua em Sergipe e integra por meio de um software as informações dos alunos sobre saúde – vacinação e nutrição, por exemplo - e assistência social, para potencializar o trabalho de alfabetização com crianças nos primeiros anos do ensino fundamental, através do treinamento de professores, gestores e coordenadores pedagógicos. Tão importante quanto essa tecnologia são os professores, como a Silvia Regina, que acredita na inovação como um caminho para a educação. “As crianças não são as mesmas, os adolescentes não são os mesmos e nós professores também precisamos nos renovar, inovar nas nossas práticas. Como parte desse projeto eu consigo ver essa transformação na vida dos professores, a gente ensina essa nova metodologia e isso transforma a vida docente deles”.

Professora Silvia Regina, secretária executiva da Rede de Professores Synapse

 

Já o projeto Navegando na Poesia, que atua na região de Macaé (RJ), usa a arte para fomentar a pedagogia como forma de experimentação, compreendendo o meio social e familiar das crianças, estimulando sua imaginação e capacitando e engajando professoras e professores.

O projeto conta com educadores como José Carlos Rosa, o “Tio Jota”, que valoriza não apenas a importância da troca entre professores e alunos como as mudanças que ela gera. “Acredito que o conhecimento deve ser democrático, universal e para todos, já que sabemos que o mesmo transforma. Afetado e transformado pela arte e pela troca de conhecimento, sinto a necessidade de passar isso para frente. E ser educador é isso. Entender isso me faz e me fez querer estar e ocupar esse lugar”.

José Rosa, o educador Tio Jota, do Projeto Navegando na Poesia

 

O Canarinhos da Terra, presente na região de Paulínia (SP), mesmo durante a quarentena seguiu usando a música para integrar seus participantes, construindo produções musicais, desde o aprendizado vocal até roteiros, figurinos e cenografia. O projeto existe graças a professores como a regente Vastí Atique, que acredita que “ensinar a partir do lúdico, com as brincadeiras musicais, o canto em conjunto, as músicas próprias para cada idade, com temas e histórias que despertem o interesse da criança, tornam o aprendizado prazeroso e estimulante, desenvolvendo a criatividade, a convivência em grupo, a sensibilidade, contribuindo para a formação do caráter e cidadania”.

Professora Vastí Atique, diretora musical do Projeto Canarinhos

 

E por isso, neste mês de outubro, em que se comemora o Dia dos Professores, parabenizamos esses profissionais que, diariamente, buscam maneiras criativas e inovadoras de ensinar, educar e tornar melhor o mundo em que vivemos. E você, já agradeceu aos seus professores hoje?

Os projetos Synapse, Navegando na Poesia e Canarinhos da Terra são patrocinados por meio do Programa Petrobras Socioambiental. 

Quer conhecer mais sobre a atuação da Petrobras na primeira infância? Cliquei aqui.

E você pode aprender mais sobre os projetos Synapse, Navegando na Poesia e Canarinhos da Terra, nos links abaixo!

https://www.ipti.org.br/pt/synapse/

https://www.canarinhos.org.br/

https://associacaoraizes.org.br/navegando-na-poesia/projeto-navegando-na-poesia/

#educação
Compartilhe