A origem da Literatura de Cordel
Popular, ritmado e folclórico: assim podemos resumir o Cordel. Com raízes profundas na tradição oral e nas narrativas populares, a arte se desenvolveu ao longo dos séculos como uma forma de contar histórias, transmitir conhecimentos e registrar experiências.
Originada na Europa, a tradição de folhetos foi trazida ao Brasil ainda pelos portugueses. Mas com o passar do tempo, pegou o sotaque brasileiro e logo escolheu uma região para chamar de sua: o Nordeste. Formado por rimas simples e cativantes, dentro de temáticas variadas, o Cordel rapidamente conquistou espaço no imaginário coletivo, tornando-se um importante meio de comunicação e entretenimento. Assim, as histórias foram ganhando a realidade e os costumes do povo nordestino.
A curiosa história do nome "Cordel"
Aliás, sabe como surgiu o nome "Cordel"? Vem do modo como os folhetos eram vendidos antigamente: pendurados em cordas, nas feiras livres e praças da cidade. Os poetas populares, conhecidos como "cordelistas" ou "repentistas", utilizaram-se dessa forma de exposição para atrair a atenção do público e vender suas obras.
Os cordéis são geralmente marcados pela simplicidade e musicalidade. Versos compostos em estrofes de seis ou sete linhas, com métrica regular e rimas ricas. Dessa maneira, o texto se torna mais fácil de recitar, incentivando, assim, a tradição da cultura oral.
A diversidade de temas explorados nos cordéis
E tem para todos os gostos, viu? Desde histórias de amor e aventuras até críticas sociais e políticas, tudo é explorado. Personagens icônicos da cultura nordestina como Lampião, Maria Bonita e até o João Grilo do Auto da Compadecida já estrelaram histórias.
Mas hoje a Literatura de Cordel expandiu suas fronteiras ainda mais. Tem artistas espalhados por todo o Brasil e atrai fãs do mundo inteiro. Inclusive, nós da Petrobras patrocinamos a exposição Movimento Armorial 50 anos, que reúne grandes obras do gênero e está exposta gratuitamente em Campina Grande, na Paraíba, e já passou por Recife, em Pernambuco.
O apoio da Petrobras à cultura brasileira
O projeto faz parte do Programa Petrobras Cultural, que desempenha um papel fundamental no apoio e fortalecimento da cultura brasileira, não apenas através do financiamento de projetos culturais, mas também por meio de parcerias estratégicas com outras iniciativas. Queremos auxiliar na promoção do patrimônio cultural brasileiro, ressaltando a diversidade e a riqueza da nossa cultura para o mundo.
Para se despedir, arriscamos uns versinhos para homenagear essa arte que nos conecta com a nossa história, raízes e identidade. Sendo uma forma de resistência enquanto encanta gerações.
Há 70 anos
Com habilidade e muita coragem,
A Petrobras defende qualquer desafio com vantagem.
Investindo em tecnologia e inovação,
Levou o Brasil a outro patamar de evolução.