1. Inicio
  2. Conhecimento
  3. Aprendizado e Saber
  4. Lugar de mulher: os desafios de uma profissional de Tecnologia da Informação
Aprendizado e Saber

Lugar de mulher: os desafios de uma profissional de Tecnologia da Informação

Em um mundo em constante movimento, a história de Marcia Novaes chama atenção pela perseverança e a coragem: ela já passou por duas letras do STEM e segue firme, acreditando que a tecnologia da informação é parte fundamental da construção de um futuro melhor. Conheça mais sobre a história da Marcia:

“Meu avô era matemático. Meus pais não têm curso superior, mas sempre incentivaram a mim e minhas irmãs a estudar. Antes do vestibular fiz uma orientação vocacional. Nos resultados, só deu exatas. E resolvi, então, prestar vestibular para Informática e também para Engenharia de Telecomunicações. Passei nos dois. Isso era em 1997 e diante do boom do setor de telecomunicações na época, optei por seguir nessa área.” “Quando resolvi fazer o concurso para a Petrobras, o único cargo disponível para a minha formação era… analista de sistemas. Então toda a minha vida profissional aqui acabou sendo na área de Tecnologia da Informação, antiga Informática. Na minha trajetória pude experimentar duas letras do STEM!”

Em 15 anos de Petrobras, Marcia passou por diversas áreas de TI. De processamento de dados e servidores, passando pela coordenação de grandes projetos e gerenciamento do atendimento ao usuário.

“É muito difícil ser mulher num ambiente profissional predominantemente masculino. Você sobe na carreira sempre em meio a uma desconfiança sobre a nossa capacidade. No entanto, acredito que a Petrobras está preocupada com a questão da equidade, estamos tendo cada vez mais oportunidades e reconhecimento. Mas vivemos numa sociedade machista e as coisas, em geral, não mudam de uma hora pra outra.” “Acho que o mundo está mudando. O que eu posso dizer para as meninas que têm interesse nas carreiras STEM é que corram atrás.”

#mulherescientistas
Compartilhe