Você sabia que, mesmo antes de nascer, um bebê é capaz de reconhecer diferentes sons, como a voz da mãe, e até mesmo uma música? Isso acontece porque a audição é o primeiro sentido formado na gestação.
Não é à toa que existem tantas opções de brinquedos sonoros. E como os pequenos, interagindo com eles, sorriem, batem palmas, dançam e cantam. Dá gosto de ver! Vamos entender como a música atua em 5 aspectos do desenvolvimento das crianças:
1 - Melhora o desenvolvimento motor
A música ajuda a criança a ter um melhor controle do seu corpo, desenvolvendo sua expressividade e coordenação rítmica.
2 – Aprimora a linguagem
Cantar ou ouvir uma música faz com que a criança aprenda novas palavras, aumentando seu vocabulário ou ainda corrigindo sua fala.
3 – Estimula diferentes áreas do cérebro
A música desenvolve áreas não estimuladas por outras linguagens, como a oral e a escrita. Ainda melhora a sensibilidade, a capacidade de concentração e a memória.
4 – Incentiva a socialização
Cantar ou dançar pode ajudar a vencer barreiras como insegurança, timidez ou indisciplina.
5 – Aumenta o repertório cultural
Assim como outras formas de arte, a música amplia os horizontes culturais, influenciando positivamente a criatividade.
Como entusiastas da cultura e da música brasileiras, patrocinamos a Orquestra Petrobras Sinfônica há quase 30 anos. A OPES tem a premissa de apresentar um repertório popular, com o intuito de democratizar a música de concerto e de se aproximar das novas gerações.
No Mês das Crianças, trazemos a Petrobras Sinfônica e o Mundo Bita no clipe de Magia das Cores. Assista completo a seguir! Ainda este mês teremos o lançamento do CD Digital Mundo Bita da Orquestra e o clipe no Fundo do Mar.