Time Petrobras

Um time que todo mundo pode torcer e que quer conquistar ainda mais medalhas para o Brasil

Por mais que seja conhecido como "o país do futebol", o Brasil também construiu sua história em diversas outras modalidades.

Por mais que seja conhecido como "o país do futebol", por conta das suas conquistas na modalidade - cinco Copas do Mundo, além de ter revelado daqueles que são considerados os maiores atletas tanto do futebol masculino, com Pelé, quanto do feminino, com Marta - o Brasil também construiu sua história em diversas outras modalidades.

E poucas coisas exemplificam isso tão bem quanto a nossa trajetória nos Jogos Olímpicos. Ainda que um brasileiro tenha estado presente já nos Jogos de Paris, em 1900, quando Adolphe Christiano Klingelhoeffer disputou três provas do atletismo, a estreia oficial do Brasil, com uma delegação e Comitê Olímpico devidamente formados, só viria a acontecer algumas edições depois, em 1920, na Antuérpia.

Mas se estreou apenas nos sétimos Jogos Olímpicos, a estreia foi feita com o pé direito, com 3 medalhas conquistadas, incluindo o nosso primeiro ouro, com Guilherme Paraense, numa modalidade que talvez poucos associem ao nosso país: o tiro esportivo.

 

Uma história de recordes e conquistas

E esse foi apenas o começo de uma grande história. Com 150 medalhas em 18 esportes diferentes, o Brasil não apenas é o mais bem sucedido sul-americano nas Olimpíadas como chegou a sediar a competição em 2016.

Sucesso que veio de fontes bem variadas. Se temos 8 ouros na vela, o judô ostenta a invejável marca de ter brasileiros no pódio em todas as edições, desde 1984, enquanto o vôlei não apenas nos trouxe ao lugar mais alto do pódio outras 8 vezes como fez do Brasil o primeiro país a vencer o esporte em todas as modalidades (quadra masculino e feminino, praia masculino e feminino).

Ainda que, é claro, o futebol não pudesse ficar de fora, já que somos o país com mais medalhas na história do futebol olímpico, com 7 no masculino e outras duas no feminino.

Seja na água, nos campos ou nas quadras, o Brasil sempre esteve lá fazendo história.

 

Parceria para grandes conquistas

Uma história que a Petrobras também ajudou a construir. Isso porque começamos a patrocinar, a partir de 2011, o esporte de alto rendimento, com foco em modalidades olímpicas. Um investimento de R$ 14 milhões em 44 atletas de 21 modalidades, que contribuiu para a conquista de 91 medalhas nos Jogos Olímpicos, Paralímpicos e Panamericanos, além do patrocínio específico a seis federações e aos Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio de Janeiro.

E que foi reforçado em 2015, com a fundação do Time Petrobras, um projeto que patrocina o treinamento de atletas em modalidades olímpicas e paralímpicas, com a formação de um novo time a cada ciclo olímpico, e que já garantiu grandes resultados, como as 11 medalhas conquistadas durante os Jogos de Tóquio.

Uma equipe que no ciclo atual é composta por 45 atletas, em modalidades olímpicas e paralímpicas, que vão desde a canoagem de velocidade até o paratriatlo, passando pelo tênis de mesa e o judô paralímpico, com investimentos na casa de R$ 12,5 milhões para a disputa do Pan, Parapan, Jogos Olímpicos e Jogos Paralímpicos.

Patrocínio que vem não apenas da intenção da Petrobras de investir no esporte brasileiro, uma ferramenta de inclusão social e desenvolvimento econômico, como também na confiança que possuímos nos atletas do nosso país, que refletem nas quadras, tatames, piscinas e campos as ideias de dedicação, criatividade e qualidade técnica que nós buscamos todo dia nas nossas atividades.

 

Quer saber mais?

Se você ficou curioso e quer saber mais sobre o Time Petrobras, incluindo curiosidades sobre as modalidades e a trajetória dos nossos atletas, é só clicar aqui.

#timepetrobras #70anos
Compartilhe