Inovação

De onde vem a gasolina?

Ela está no tanque do pole position da Fórmula 1 e também no tanque do seu carro. Ela é discutida no noticiário e é essencial para o funcionamento do mundo ao nosso redor. Mas você, sabe de onde vem a gasolina?

Um pouquinho de história e pré-história

Como você pode imaginar, a gasolina não é exatamente um recurso que você já encontra pronto na natureza, sendo necessário primeiro refinar uma matéria prima, retirando suas impurezas e excessos, para que ela seja finalmente transformar na gasolina.
Essa matéria-prima, no caso, é o petróleo, uma combinação complexa de hidrocarbonetos - moléculas formadas por átomos de hidrogênio e carbono - que, antes que você pergunte, não, não é feita de "dinossauros mortos", por mais que o termo "combustível fóssil" possa fazer a gente pensar nisso.

O petróleo é na verdade formado através da maturação de matéria orgânica depositada no fundo do mar que, através longos processos geológicos, acaba dando origem ao petróleo, mas é em sua maioria composto por organismos mais antigos que os dinossauros, como algas, plâncton e zooplâncton.

Esse petróleo cru fica "estocado" dentro de rochas porosas, em terra firme ou no fundo do mar, sendo então extraído através de poços perfurados por sondas - que podem precisar atingir imensas profundidades, como no caso do pré-sal. Depois disso esse petróleo é encaminhado, seja por navio ou oleoduto, até a refinaria. E é aí que a nossa história começa.

 

Transformando o petróleo

Com o petróleo já na refinaria, começa o processo, que mencionamos antes, de transformar essa combinação complexa de hidrocarbonetos, que forma o petróleo cru, o que acontece através de uma série de etapas, sendo a primeira e mais importante a chamada "destilação".

Nela o petróleo, que estava armazenado em grandes tanques, é aquecido até altíssimas temperaturas, na casa dos 370 ºC, até que ele se torne parcialmente vapor, permitindo que se separem as partes mais e menos densas. Isso faz com que os diversos subprodutos - cada um com uma composição diferente de hidrocarbonetos - acabem se dissociando e ficando depositados em diferentes "partes" da torre.

Mas não se trata apenas de uma etapa, claro, com derivados específicos tendo processos particulares, que podem envolver também a conversão, que transforma as partes mais pesadas do óleo, de menor valor, em moléculas menores, que geram derivados mais nobres; e o tratamento, que no caso da gasolina, por exemplo, consiste numa série de processos para que ela se adeque às especificações do mercado e dos órgãos reguladores, como retirada de enxofre e inserção de aditivos.

 

Quer saber mais?

Se você quer aprender mais ainda sobre como é feita a gasolina é só conferir abaixo o novo vídeo da série “Super Tech”, do Manual do Mundo, que visita uma das nossas principais refinarias, a RPBC, e te dá um tour completo de todas as etapas desse processo!

Como é feita a GASOLINA!
#Gasolina #Combustível
Compartilhe