Os drones se enquadram numa categoria de veículos não-tripulados que vai desde o aeromodelismo até os aviões militares. Atualmente, para a maior parte das pessoas, eles estão relacionados com a captação de belas imagens aéreas de paisagens e pontos turísticos.
Mas o que talvez você não saiba é que, além da fruição estética, essa tecnologia também tem uma aplicação utilitária cada vez mais intensa na área industrial.
Na Petrobras, os utilizamos em larga escala na inspeção de manutenção em refinarias e plataformas, em áreas de difícil acesso ou que representam grande risco, como tanques, reservatórios fechados ou outros locais confinados.
Ou em situações impossíveis para pessoas, como no caso das verificações no alto das tochas que fazem parte do sistema de segurança nas refinarias, conhecidas como flares.
Os benefícios são inúmeros, já que os drones são capazes de produzir imagens de alta definição e até termográficas em tempo real, de forma mais rápida, barata, mas principalmente, com mais segurança.
Assista o episódio da série Caça ao Tesouro Tecnológico em que Luis Paulo Araújo, que é gerente de Suporte Técnico Operacional na Petrobras, conta sobre como usamos os drones para ajudar nas nossas operações.
“É uma tecnologia ainda nova que vem avançando muito rapidamente. Em breve teremos aplicações dessa tecnologia de forma que a gente nem imagina e que serão incorporadas na nossa rotina.”
A série
A Caça ao Tesouro Tecnológico powered by Petrobras é uma série em que cada episódio apresenta uma tecnologia revolucionária de forma leve e divertida. Ela foi criada numa parceria com o canal Brincando com Ideias, que se propõe a facilitar o aprendizado de novas tecnologias, abordando o assunto de forma leve e divertida.