Imagine a cena final de uma comédia romântica. O aeroporto lotado, o avião da mocinha quase saindo, o nosso protagonista desesperado, tendo apenas um minuto para, na frente de todo mundo, convencer a mulher da vida dele de que ela não deve casar com um príncipe europeu, ir estudar violino na Europa, alguma dessas coisas de comédia romântica.
Porém agora imagine que no lugar do aeroporto lotado está uma sala de reunião, no lugar da mocinha estão gestores e que você precisa, em poucos minutos, convencer essas pessoas, não a passar a vida toda com você, mas a algo que exige quase o mesmo nível de confiança: investir no seu projeto, na sua ideia.
É mais ou menos assim que acontece um pitching.
Mas como funciona?
O pitching – que vem do verbo inglês “pitch”, que pode ser traduzido como “lançar” ou “arremessar” – é uma forma rápida de apresentação de um produto ou negócio com a intenção de vender essa ideia para um investidor, parceiro ou empresa, que se tornou comum nos ambientes de inovação pela possibilidade de apresentar ideias complexas de maneira ágil e atraente.
Ele pode ter durações que vão de 30 segundos até 20 minutos, mas seja ele o chamado “elevator pitch” – mais ou menos o tempo de uma viagem de elevador – ou uma apresentação mais longa com recursos visuais, todo pitch precisa seguir alguns conceitos básicos como apresentar uma oportunidade de mercado, qual a sua solução e porque ela é diferente e melhor que todas as outras. “Simples”, né?
E quando eu vou usar isso?
Ainda que atualmente ela seja mais identificada com a área de inovação e a cultura startup, o conceito de pitching é bem mais antigo que isso e está presente em diversos aspectos da vida profissional e até pessoal. Numa entrevista de emprego quando você tem poucos minutos para explicar porque é a melhor pessoa para a vaga? Pitching. Na sua adolescência quando você chegou naquela pessoa durante uma festinha do colégio? Pitching. Você tentando convencer seus filhos a dormir porque está muito cansado? Um pitching bem complicado, mas um pitching.
Isso porque a capacidade de apresentar uma proposta ou ideia de maneira sintética, atraente e convincente, é útil nas mais diversas situações, e uma técnica que pode contribuir na vida de qualquer um de nós.
Petrobras e Inovação
Ficou interessado? Nós ficamos também. E é por isso que, através de parcerias e outras iniciativas, nós da Petrobras estamos trabalhando ao lado das startups e pequenas empresas de base tecnológica do país, sempre incentivando a inovação e a busca por soluções mais eficientes e criativas.
Inclusive com a segunda edição do nosso programa Conexões para Inovação, que estimula projetos tecnológicos na cadeia de petróleo, gás e energia e está nessa semana entrando na sua etapa final de seleção que é – sim, você adivinhou – um Pitch Day, onde cada empresa finalista terá 10 minutos para apresentar seu projeto para uma banca de gestores da Petrobras.
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