Se você costuma frequentar a internet, provavelmente para falar sobre ciência e tecnologia, você já deve ter topado alguma vez com o termo “hackathon”. E ainda que não seja tão complicado imaginar que “hackathon” provavelmente é uma mistura de “hack” com “marathon”, o que exatamente acontece durante um evento desse tipo. Programadores são obrigados a correr mais de 40 km com seus notebooks? Maratonistas são obrigados a programar? A verdade é bem menos engraçada e muito mais produtiva do que isso.
Uma maratona de programação
Usado pela primeira vez no fim dos anos 90, o termo “hackathon” atualmente costuma descrever qualquer situação em que um grupo de pessoas se reúne por horas, dias – ou até semanas - para buscar uma solução para um problema específico, não necessariamente ligado a programação ou computação. Isso porque a metodologia, que no começo era aplicada apenas a problemas tecnológicos, acabou se mostrando produtiva também para “hackear” questões sociais, corporativas ou de design, por exemplo.
Mas qual o “prêmio” dessa maratona?
São vários os benefícios gerados por um hackathon, desde seu papel como acelerador de ideias até a possibilidade de incentivar ao mesmo tempo a criatividade individual e o trabalho coletivo. Enquanto espaço aberto para experimentação, um hackathon permite maior tomada de riscos num ambiente mais casual e estimula o desenvolvimento de novas habilidades e técnicas entre os seus participantes.
A diversidade de participantes também é um grande fator positivo, já que várias cabeças pensando juntas, por um maior período de tempo, em um problema específico, aumenta muito a chance de que se encontre uma solução inovadora que talvez você não conseguisse descobrir sozinho.
Hacking.Rio 2020
Achou incrível? Nós também. Tanto que estamos patrocinando o maior hackathon da América Latina, que irá acontecer agora em outubro, durante o Hacking.Rio 2020. Serão 15 hackathons simultâneos, com duração de 48 horas, buscando soluções simples para questões que vão desde educação e cooperativismo até energia e sustentabilidade. Tudo isso numa plataforma 100% online e em alinhamento com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, destinados a organizar os grandes problemas sociais e ambientais do mundo atual.
Quer conhecer melhor as atividades da Petrobras com parcerias para inovação e tecnologia? Clique aqui e conheça o nosso canal Conexões para Inovação. Quer ver tudo que vai acontecer no Hacking.Rio? Clique aqui e vá para o site do evento!