Tecnologia

Inteligência artificial: dos livros de ficção científica para o trabalho do dia a dia

Existem alguns conceitos que, independentemente de quanto tempo se passe, sempre transmitem uma sensação futurística, quase de ficção científica. “Viagens espaciais”, “carros voadores”, “robôs”. E uma dessas ideias, que fascinava a humanidade séculos atrás e ainda hoje soa como algo tirado de um livro do Isaac Asimov sobre marcianos ou androides, é a de “inteligência artificial”. 

Afinal, existe sim de algo muito impressionante na ideia de um sistema artificial capaz de interpretar informações externas e, a partir delas, tomar a melhor decisão possível, seja pelos resultados que isso pode produzir, seja pelo fato de que sempre imaginamos que esse tipo de racionalidade, de tomada de decisão, era algo exclusivamente humano. 

Mas o que a gente esquece é que muitas vezes a IA (Inteligência Artificial) é algo muito mais real e muito mais cotidiano do que a gente imagina.  

 

O eu, robô nosso de cada dia 

Sabe o aplicativo do seu celular que você usa para descobrir a melhor rota pro seu carro, evitando congestionamentos e fugindo dos lugares perigosos? Inteligência artificial. Sabe a busca que você faz na internet e usa suas buscas anteriores pra te levar pro resultado que tem mais chances de ser o que você quer? Inteligência artificial. Chatbot do seu banco? Inteligência artificial. Algoritmo da Netflix que sabe que você, sua mãe, seu irmão e a irmã da sua ex-namorada que ainda usa sua senha, tem gostos totalmente diferentes pra séries? Sim, inteligência artificial. 

Isso porque o uso de algoritmos e sistemas capazes de aprender e buscar cada vez melhores soluções, otimizando e automatizando processos que antes seriam feitos de maneira bem mais demorada – e vamos admitir, cansativa – pela mente humana, estão se tornando cada vez mais comuns e presentes nas mais variadas indústrias, desde o entretenimento até a medicina, desde a alimentação até a produção de carros. 

E a Petrobras, é óbvio, não poderia ficar de fora.  

 

IA na busca por mais eficiência e menos riscos 

Somos uma empresa atenta ao mundo que vivemos, em constante transformação, e onde é preciso estar sempre se adaptando em busca de uma Petrobras mais forte, sustentável e capaz de ser competitiva hoje e amanhã. Por isso estamos cada vez mais investindo em ações de transformação digital, incluindo, é claro, inteligência artificial. 

Um ótimo exemplo é o “Painel de Análogos”, uma ferramenta de IA que utiliza um banco de dados com memória de 10 petabytes – equivalente a 2,3 milhões de DVDs – e uma capacidade de processamento de quatro petaflops – equivalente a 4 milhões de laptops – para aumentar a eficiência das nossas atividades de exploração e produção, além de reduzir nossos riscos e custos.  

Isso porque, ao criarmos uma ferramenta única com diversos dados dos reservatórios da empresa, permitimos que o conhecimento acumulado dos nossos campos oriente a inteligência artificial na identificação de propriedades de jazidas sobre as quais ainda não temos informações detalhadas. Uma solução criativa que usa os dados que acumulamos em 67 anos de história para desenvolver ainda mais o nosso futuro. 

 

Mas queremos avançar ainda mais 

É exatamente porque a gente acredita em criatividade e inovação, aqui dentro e também lá fora, para impulsionar o nosso negócio e a sociedade, que apostamos cada vez mais em parcerias. Como a que temos com a Rio2C, a maior feira de criatividade e inovação da América Latina, e que conta com nosso patrocínio na sua edição 2021, que será totalmente diferente em seu formato live, totalmente virtual.  

E nada melhor pra começar esse grande evento, que dessa vez será divido em 3 etapas, do que com um olhar exatamente sobre a inteligência virtual, no primeiro dos 8 episódios da série “Pretérito do futuro”. Quer saber mais sobre a nossa participação na Rio2C? Clique aqui

Quer conhecer melhor nossas iniciativas de inovação, que envolvem  Campus Party, a Robocup, Febrace, entre outras, além de realizar diversas seleções em busca de parcerias positivas no ambiente de startups e pequenas empresas por meio do Programa Petrobras Conexões para Inovação? Clique aqui.

#transformaçãodigital #Tecnologia #robótica #robô #inteligênciaartifical #Inovação #conexõesparainovação
Compartilhe