Batizado com um termos surgido num romance de ficção científica – “Snow Crash”, de Neal Stephenson – o “Metaverso” seria uma versão da internet que funcionaria como um imenso ambiente virtual imersivo focado em conexões sociais, uma espécie de internet que você não acessaria, mas sim “habitaria”, como se ao invés de entrar no Google, pesquisar um livro e achar o PDF, você pudesse, através de um avatar virtual, ter a experiência de realmente encontrar o livro numa biblioteca, abrir e folhear a obra nas suas mãos.
Como toda tecnologia ainda em desenvolvimento, o “Metaverso” ainda tem muito a evoluir e se desenvolver – imagine como os criadores da internet, em 1969, ficariam impressionados com tudo que ela se tornou em 2022 – mas o que já ficou claro é que ele vai representar uma mudança de paradigma na maneira como interagimos e utilizamos a tecnologia. E você sabe, se tem inovação, tecnologia e eficiência, é claro que nós vamos estar envolvidos.
Isso porque a Universidade Petrobras desenvolveu o “Laboratório de Experiências de Aprendizagem com Metodologias Disruptivas” (EXPAMD Lab, para os íntimos), um ambiente destinado à criação de soluções de aprendizagem com metodologias e tecnologias ágeis e disruptivas, onde possamos aplicar experimentação e inovação ao processo de aprendizagem.
Uma dessas inovações, claro, é o uso de ambientes de metaverso. Isso porque a tecnologia vem permitindo não apenas simular um ambiente de trabalho e estimular a troca de ideias entre colegas, como também servir de espaço para realização de congressos, workshops e outras ações para o envolvimento de pessoas. Já na sua fase piloto, vem ficando clara a eficiência para geração de network e interações informais entre participantes.
Também estamos trabalhando com experiências em realidade virtual, envolvendo treinamento para redução de acidentes, assim como outra sobre a ambientação de rotina para embarques em navios sonda, além de termos aplicado conceitos de gamificação para consolidar treinamentos e disponibilizado ferramentas de produção, edição e compartilhamento de conteúdo para nossa força de trabalho.
Com a utilização dessas plataformas imersivas, também temos possibilitado eventos digitais com características de evento presencial. Em 2019, um evento presencial reuniu 1271 participantes, mas com o uso da plataforma imersiva, o mesmo evento, em 2021, teve um aumento de 329% de público, chegando a 4185 pessoas. Ainda não temos os hologramas dançantes, mas com certeza é um ótimo começo.
A revolução na forma como as pessoas consomem conteúdos e desenvolvem novos conhecimentos e habilidades deixou de ser uma tendência e se tornou um fato. Então na indústria de petróleo e gás não poderia ser diferente, sendo fundamental despertar potencialidades e gerar soluções inovadoras que visam a sustentabilidade desse mercado no futuro. Por isso a Petrobras investe cada vez mais em tecnologias e soluções inovadoras, mantendo sua tradição de estar sempre à frente quando se trata de tecnologia, seja ela o pré-sal, o metaverso ou aonde mais a nossa ciência puder chegar.