Tecnologia

Um Tatu que não olha para baixo, mas sim para o futuro

7,4 metros de comprimento, com capacidade de processamento de 12 mil notebooks e o consumo de energia de uma cidade de 1400 habitantes. Mas que máquina é essa, mais potente que uma verdadeira muralha de outros computadores? Deixa a gente te apresentar o Tatu, o nosso novo supercomputador.

Que Tatu é esse?
Fruto de um investimento de mais de 35 milhões de reais, "Tatu" é o nome do mais novo supercomputador incorporado à área de Exploração e Produção da Petrobras, área central da companhia, e tem especificações de fazer inveja a qualquer fã de tecnologia.
São 2,4 Petaflops, equivalendo a 462 mil celulares, além de 64 terabytes de memória RAM e 224 GPUs (Graphic Processors Units), colocando ele ao lado dos outros supercomputadores que a empresa já possui, como o Pégaso, Dragão, Atlas e Fênix, que juntos somam 50 petaflopes, o que equivale a 5 sextilhões de operações matemáticas por dia, o tipo do número tão alto que é até difícil de processar.

Mas por que Tatu?
Esse nome bem peculiar surgiu porque, assim como acontece com seu xará do reino animal, o trabalho desse Tatu é o de escavar. Só que não terra e sim, dados, para resolver demandas de maneira mais ágil e precisa, com aumento do sucesso exploratório da empresa e redução nos custos das atividades não só de exploração como também de produção.
Isso porque o Tatu será destinado para resolver problemas complexos através de algoritmos de Inteligência Artificial, com foco na área de Geociências. Com isso ele poderá oferecer soluções que, se satisfatórias, possam ser escaladas para toda a empresa, aumentando nossa eficiência.

Tudo isso é parte do investimento constante em novas tecnologias, que vem habilitando novas iniciativas de tecnologia digital em benefício da eficiência das operações, tornando a empresa cada vez mais capaz de lidar com novos cenários de negócio. Além disso, máquinas cada vez mais especializadas e dedicadas a diferentes atividades garantem que a companhia siga sempre liderando no campo de inovação.

Quer saber mais sobre inovação na Petrobras?
Você pode saber mais sobre nossos supercomputadores, que estão nos ajudando a inovar, aumentar nossa eficiência e foram até mesmo parte do esforço do combate ao Covid, clicando aqui.

#Tecnologia #inteligênciaartifical
Compartilhe