Somos uma das 10 maiores economias do planeta, foi aqui que nasceu o inventor do avião, o homem que popularizou a radiografia e até mesmo o criador do identificador de chamadas, sem falar no soro antiofídico.
Mas não somos só uma grande economia e um país de inovadores. Somos também o país de Machado de Assis, Nise da Silveira, Pixinguinha, Tarsila do Amaral, Aleijadinho, Elis Regina, Gilberto Gil, Cora Coralina e Pelé. Um país de música, literatura, arquitetura e esporte, entre tantas outras áreas em que brasileiros contribuíram e contribuem todos os dias para tornar o mundo mais rico em arte e cultura, indo desde a culinária até a dança.
Um Brasil de muitos Brasis
E tudo isso é fruto dessa grande soma de pessoas e culturas que forma o Brasil. Seja o legado vivo dos povos originários que seguem presentes no país, seja as diversas culturas que chegaram da África, Europa, Ásia e do Oriente Médio, gerando uma mistura de resultados únicos.
Quando você soma isso com as particularidades formadas por cada região, seja Sul ou Norte, Sudeste, Nordeste ou Centro-Oeste, e você tem um país repleto de todos os tipos de riquezas, sejam elas ecológicas, como a nossa biodiversidade; culturais, como nossas danças e músicas; ou mesmo energéticas, como potencial para gerar desde biomassa até energia eólica. E foi na busca por essa energia que a Petrobras sempre esteve, desde a sua fundação.
Uma empresa que cresceu junto com o país
Porque a Petrobras, que nasceu de uma campanha popular, começou no mesmo lugar que o Brasil nasceu: na Bahia, com a primeira descoberta de petróleo em solo nacional, em Lobato, na cidade de Salvador. Mas daí em diante essa empresa, que tem Brasil até no seu nome, cresceu até ultrapassar os limites do país.
São refinarias em Pernambuco, Ceará, São Paulo, Minas Gerais e Paraná, além de todos os Rios, desde o Rio Grande do Norte até o Rio Grande do Sul, passando pelo Rio de Janeiro, além das plataformas em nosso litoral que vão desde Santa Catarina até o Sergipe, passado pelo Espírito Santo. Nossos terminais e oleodutos interligam estados como Bahia, Amapá, Sergipe, Pará, Alagoas, Paraíba, Goiás e Amazonas, além do Maranhão e do Distrito Federal, entre outros.
Isso sem falar nas termelétricas, localizadas em cidades que vão desde Canoas, no Rio Grande do Sul, até Caucaia, no Ceará, passando por Três Lagoas no Mato Grosso do Sul até Ibirité em Minas Gerais, entre várias outras.
E claro, todos os investimentos que fazemos e planejamos fazer em outras formas de energia, como biodiesel e energia eólica, aproveitando o potencial específico de cada região do país, já que é parte de nosso plano estratégico a retomada dos investimentos e do crescimento da Petrobras, voltando a atuar de forma intensa nas diversas regiões do país.
Presença social e ambiental
Mas não é apenas no seu trabalho que a Petrobras é integrada ao Brasil, mas também nas suas ações sociais e ambientais. Isso porque o Programa Petrobras Socioambiental abriga iniciativas que abordam desde o desenvolvimento econômico sustentável e a educação até a preservação das florestas e oceanos.
São projetos como o Synapse, que promove condições de desenvolvimento humano para crianças de comunidades da região Laranjeiras (SE); o Florestas de Valor , que incentiva a conservação da floresta por meio do manejo sustentável de produtos - no Amazonas; o Baleia Jubarte, que promove a recuperação e conservação desses animais em várias cidades do nosso litoral; e o Despertar para Autonomia, que promove geração e de renda e oportunidades para adolescentes e jovens em Curitiba e Araucária, no Paraná, entre diversos outros projetos.
Apostar na brasilidade
Porque somos uma empresa que além de ter orgulho de ser brasileira também confia na capacidade do nosso país, seja no talento que o brasileiro tem pra inovação, seja no potencial energético da nossa geografia para garantir a energia que os brasileiros precisam para chegar ainda mais longe, em todas as áreas.
Ficou curioso e quer saber mais sobre onde atuamos no Brasil? Conheça nossa Jornada da Energia. E saiba mais sobre o Petrobras Socioambiental e como ele funciona.