Não apenas quanto a pagar impostos e operar dentro das leis locais de onde está instalada, mas também responsabilidades sociais e ambientais, que vão desde a necessidade de realizar suas atividades dentro de uma lógica inclusiva e de respeito ao ser humano como também sem causar danos ao meio ambiente e à comunidade onde se encontra.
Mas além do que é obrigatório, existem também outras ações que as empresas podem realizar para contribuir com a sociedade em que estão inseridas e que podem se traduzir em grandes ganhos não apenas para a comunidade como também para as empresas e diversos setores produtivos do país. E uma das principais entre elas é o patrocínio.
Nem doação nem empréstimo
Mas ainda que a gente ouça falar em patrocínio todo dia, como ele realmente funciona? Bem, ainda que possam ser muitos os modelos de patrocínio, a estrutura básica quase sempre consiste em uma empresa investindo em uma entidade ou evento, seja através de escolha direta ou de algum tipo de edital ou seleção, no caso de empresas públicas.
Não se trata de uma doação, claro, mas sim de um dinheiro que é oferecido em troca de contrapartidas por parte do órgão que recebe a verba, que podem ir desde a exposição da marca no projeto ou evento até diversas outras formas de retorno.
E sendo a Petrobras não apenas uma empresa que tem a sociedade brasileira como principal acionista, mas também uma companhia que tem uma conexão especial com a cultura brasileira e a ideia de brasilididade, é claro que estaríamos sempre em busca de maneiras de incentivar não apenas essa cultura, como também o esporte no Brasil.
Presente em marcos da nossa cultura
No patrocínio cultural, a nossa participação se fez presente em diversos momentos importantes para o nosso audiovisual, como o filme "Carlota Joaquina", de 1994, marco da retomada do cinema nacional, além de obras consagradas como "Quatrilho", "Cidade de Deus", "Carandiru", "O Som ao Redor", "Aquarius" e "Bacurau". Isso sem falar de todos os festivais e eventos patrocinados, em áreas que vão desde a música até a animação, passando pelo teatro infantil e adulto, entre outros.
Atualmente as ações são realizadas através do Petrobras Cultural, que patrocina projetos inovadores e de excelência, nas diversas regiões do Brasil. Selecionamos projetos que, além do seu mérito cultural, possam nos auxiliar a construir as melhores experiências em linhas de ação como Artes Cênicas, Música e Audiovisual.
Tudo isso dentro da nossa crença de que cultura também é energia, e através do patrocínio cultural podemos promover crescimento e mudanças, apoiando a cultura brasileira como força transformadora e impulsionadora do desenvolvimento.
Parceira de grandes conquistas no esporte
No patrocínio esportivo, atuamos desde 2011 com foco no esporte olímpico, com apoio a 44 atletas de 21 modalidades, contribuindo para a conquista de 91 medalhas nos Jogos Olímpicos, Paralímpicos e Panamericanos, além do patrocínio específico a seis federações e aos Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio de Janeiro.
E desde 2015 contamos com o Time Petrobras, hoje composto por 45 atletas das mais variadas modalidades, de boxe até atletismo, que estão se preparando para mais um ciclo olímpico e contam com a nossa empresa como parceira na busca por medalhas.
Além de investir no esporte de alto rendimento, apoiamos projetos sociais que fazem do esporte educacional uma ferramenta de desenvolvimento e inclusão social e que têm impacto transformador. Entendemos que os compromissos com o esporte e as comunidades contribuem para torná-la cada vez mais forte e relevante para a sociedade brasileira.
Quer saber mais?
Se você quer saber mais sobre nossos Patrocínios, visite nosso site.