Pré-sal

Pré-Sal: Energia para Transformar

Desde as primeiras descobertas em águas profundas, temos trilhado uma longa jornada tecnológica para que nossas fontes de energia transformem o dia a dia.

A descoberta dos reservatórios abaixo da camada de sal no litoral sudeste brasileiro representou um divisor de águas na história da exploração e produção de petróleo e gás no país. O pré-sal está entre as mais importantes descobertas da indústria offshore , não só em matéria de reservas, como também em potencial de inovação e de geração de valor. O envolvimento dos parceiros, fornecedores e academia foi crucial para que apenas dez anos após o primeiro, atingíssemos neste ano a marca de 2,2 milhões barris de óleo equivalente por dia (boed).

O pré-sal é formado por grandes acumulações de óleo leve, de excelente qualidade e com alto valor comercial. Uma realidade que nos coloca em uma posição estratégica frente à grande demanda de energia mundial. Das primeiras descobertas aos recordes sucessivos de produção batidos recentemente, transformamos cada desafio geológico, cada dificuldade encontrada, em força para evoluir, em motivação para inovar e desenvolver tecnologias pioneiras para desenvolver o pré-sal.

Petróleo no dia a dia

Ao longo de uma década de produção no pré-sal, geramos 2 bilhões de barris de petróleo e gás. Esse petróleo poderia ser transformado em produtos que movem a sociedade:


78 bilhões de litros de gasolina que moveria um carro popular
a dar 23 milhões de voltas na Terra



144 bilhões de litros de diesel que moveria um caminhão
a dar 4 mil viagens completas entra a Terra e Marte



19 bilhões de litros de queresone de aviação que permitiria
um avião Airbus A320 fazer 8 mil viagens entre a Terra e a Lua



15,5 bilhões de quilos de gás de cozinha, abastecendo
1,2 bilhão de residências com botijões de 13kg

Compartilhe