Meio Ambiente

6 coisas que você deveria saber sobre os projetos ambientais patrocinados pela Petrobras

Por meio do Programa Petrobras Socioambiental, apoiamos projetos como esses abaixo, que fazem parte da Rede Biomar e atuam de maneira cooperativa, especialmente na pesquisa e engajamento das pessoas em torno da conservação ambiental. São seis projetos que desenvolvem suas atividades em 13 estados da costa brasileira.

Fundado em 1980 e patrocinado por nós desde 1982, o Projeto Tamar se dedica a proteger da extinção as 5 espécies de tartarugas-marinhas presentes na costa brasileira e até hoje já devolveu para o mar mais de 40 milhões de tartarugas, contribuindo para recuperação de suas populações em parcerias com pescadores e comunidades.

Meio Ambiente I Projeto Tamar

Com vinte e quatro anos de patrocínio da Petrobras, o Projeto Baleia Jubarte ajudou a recuperar a espécie ameaçada. As Jubartes já estiveram reduzidas a apenas mil animais na costa brasileira e hoje tem uma população vinte vezes maior, ultrapassando os 20 mil exemplares de uma espécie importantíssima para o ambiente marinho e para a mudança climática.

Meio Ambiente I Projeto Tamar

O Projeto Albatroz não protege apenas albatrozes, mas também os petréis, aves da mesma ordem e que também exercem uma importante função no equilíbrio populacional de diversas populações marinhas, além de ajudar na manutenção do ciclo de nutrientes das áreas onde habitam. As ações do projeto contribuiu para que o albatroz de sombrancelha negra saísse da lista das espécies ameaçadas.

Da mesma maneira o Meros do Brasil não protege apenas os peixes meros, que servem como importantes indicadores de qualidade do ambiente onde vivem, mas também esses próprios ambientes, como manguezais, recifes de coral e outros ambientes rochosos, O projeto também trabalha com pesquisa científica e educação ambiental. 

Criado para preservar os golfinhos, muito frequentes em Fernando de Noronha, o Projeto Golfinho-Rotador vem conseguindo manter constante deste 1990 a população de golfinhos na região mesmo diante de uma redução significativa em outras regiões. Além disso, contribui para gerar renda por meio de atividades de turismo ecológico e sustentável

 

Meio Ambiente | Meros do Brasil

O Projeto Coral Vivo trabalha, desde 2003, com pesquisa e conservação de corais e ambientes coralíneos e na disseminação de conhecimento com ações de educação ambiental. Com cerca de 2.600 km ao longo do litoral brasileiro, os recifes de coral são abrigos e fonte de alimentação para uma variedade de corais e espécies marinhas, incluindo 25% de espécies de peixes.

E é também através dessas parcerias que transformamos o nosso compromisso com o meio ambiente em ações que contribuem para a conservação da natureza e de diversas espécies que habitam diversos dos ecossistemas espalhados pelo Brasil.

#Tamar #patrocínioambiental #coralvivo #biodiversidade #baleiajubarte
Compartilhe