TimePetrobras

Energia para ser um superatleta

Quando você pensa no seu futuro, pensa em quê? Mais importante ainda: o que você faz, efetivamente, para transformar seus planos em realidade? De onde vem essa energia?

Aos oito anos de idade, Flávia Saraiva se inspirava nas atletas que acompanhava pela televisão e sonhava em ser como elas. Anos depois, ela é parte do Time Petrobras, e conquista vitórias e admiradores a cada competição de que participa.

"Às vezes paro pra pensar em tudo que a gente passou. Houve momentos em que minha mãe não tinha dinheiro pra me levar. Já pedimos dinheiro emprestado para ir competir."

Ela reforça a importância da energia que recebe da mãe e de seus patrocinadores para o desenvolvimento de sua carreira. 

De maneira diferente, Petrúcio Ferreira enfrentou diversas dificuldades até conseguir o objetivo de uma vida inteira. "Os treinadores me disseram que, devido à minha deficiência, eu não conseguiria ser um atleta profissional. Hoje eu provo o contrário", diz ele, cheio de orgulho de sua trajetória.

Para além das medalhas e conquistas, ele é um ídolo, uma inspiração para jovens que sonham com um futuro melhor, como ele mesmo um dia sonhou. "Teve uma criança da minha cidade que cortou a mão de um bonequinho pra dizer que era 'o Petrúcio'", conta, emocionado.

Daniel Dias, campeão da natação paralímpica, também conta de onde vem sua energia para superar as dificuldades. "O limite tá aqui, ó", diz ele, apontando para a própria cabeça.

Imagem thumb do vídeo
Compartilhe