Meio Ambiente

No Mar: um mergulho no conhecimento

Imagem thumb do vídeo

Cerca de 71% da superfície do nosso planeta é coberta por água, e aproximadamente 97% estão nos oceanos. No mar também é produzida grande quantidade do oxigênio que respiramos. Assim, estimular a conservação e o aprendizado sobre o ambiente marinho é fundamental para a nossa própria existência.

A série No Mar: Um Mergulho no Conhecimento, criada em parceria com a National Geographic, mostra como a pesquisa científica e o conhecimento aplicado são energias poderosas, que têm grande capacidade de mover a sociedade.

A série completa mostra o trabalho de conservação de espécies realizado por pesquisadores de cinco projetos integrantes do Programa Petrobras Socioambiental: Tamar, Peixe-Boi, Golfinho Rotador, Coral Vivo e Albatroz.

“Além de promover a conservação de diversas espécies ameaçadas de extinção e trabalhar a educação ambiental, os projetos produzem conhecimentos importantes por atuarem em ambientes costeiros e marinhos onde a Petrobras desenvolve suas atividades”, avalia Beatriz Nassur Espinosa, gerente executiva de Responsabilidade Social.

Imagem thumb do vídeo

Os albatrozes, apesar de não viverem no mar, dependem desse ambiente tanto quanto os peixes ou qualquer outro animal marinho. Eles passam a maior parte da sua vida no oceano, buscando alimento, sobrevoando e pousando sobre a água apenas visitam a costa para se reproduzir ou cuidar do filhote. Neste episódio, a série segue para o Rio Grande do Sul, onde o pesquisador Dimas Gianuca, do Projeto Albatroz, encara o alto-mar para ir de encontro aos albatrozes. Determinado e comprometido, ele viaja dias e noites, desafiando águas turbulentas para pesquisar o animal e testar métodos contra a morte acidental dessas aves em função da pesca.

Imagem thumb do vídeo

A grande maioria dos golfinhos rotadores passa todo seu ciclo de vida em alto-mar. Um dos raros locais em que eles se concentram próximos de terra é no Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha. É lá que se encontra o projeto Golfinho Rotador, o mais longo programa de pesquisa sobre a espécie do mundo, patrocinado pelo Programa Petrobras Socioambiental.


Embora mais pareçam rochas ou algas, os corais são animais. E através de suas colônias formam verdadeiros ecossistemas, abrigando sozinhos 25% de todas as espécies marinhas. Em Arraial D’Ajuda, o biólogo Cristiano Macedo Pereira, do Projeto Coral Vivo, há anos se dedica a compreender e conservar esse animal tão único.

Imagem thumb do vídeo

Do encontro da água doce e salgada é possível encontrar o peixe-boi marinho. um mamífero que existe há pelo menos 30 milhões de anos e pode chegar a quatro metros de comprimento. No segundo episódio, No Mar vai até a Barra do Mamanguape — PB para ver de perto o trabalho constante do Programa Viva o Peixe-boi Marinho na coleta de dados sobre alimentação, reprodução e transição do peixe-boi marinho.

Imagem thumb do vídeo
Imagem thumb do vídeo

No primeiro episódio, sobre o ambiente marinho, o oceanógrafo Guilherme Nunes pesquisa, em Fernando de Noronha, a dinâmica do oceano através dos corais, aves marinhas que se alimentam e se reproduzem ali e outros seres da fauna local.

Compartilhe