Você conhece o conceito de paternidade ativa? É o envolvimento igualitário dos homens no cuidado e educação com as crianças, desde a gravidez, a primeira infância, até a juventude e a fase adulta. A participação de pai, mãe e filhos em todos os cuidados da família, da higiene à alimentação, da educação familiar à orientação escolar, são apenas alguns exemplos.
Durante a primeira infância, ou seja, até os 6 anos de idade, essa participação da família tem uma importância ainda maior, pois são experiências e sentimentos que a criança leva para toda a vida. Por isso, a gente listou aqui algumas atividades que os papais e futuros papais podem fazer e que trazem impactos positivos no bem-estar de toda a família, melhorando os vínculos afetivos saudáveis.
1 - Comece antes do nascimento
A notícia de uma gravidez mexe com todos os envolvidos. Assim como o corpo da mãe vai passando por intensas transformações para receber uma vida, o pai deve aproveitar este tempo para participar das atividades relacionadas ao bebê e planejar como será o novo dia a dia da casa. Tenha sempre em mente a importância de já começar a interagir com a criança que está se desenvolvendo naquela barriga, falando ou cantando por exemplo.
2 - Participe ativamente e igualmente nos cuidados e na rotina
Colocar a criança para dormir, trocar as fraldas, dar banho ou comida, entre outras, devem ser atividades dos papais e das mamães de filhos naturais ou adotados. Talvez até mesmo mais dos pais, já que a mamãe já tem diversas atividades que só ela pode fazer, como amamentar. Rotinas como estas também são importantes e ficam guardadas na memória afetiva da criança. Seja parte disso!
3 - Tenha uma atividade de lazer e desenvolvimento junto com a criança
Pode ser a leitura de um livro, algo ligado à música, teatrinho, esportes, ou até mesmo um jogo educativo como de montar ou de memória. O estímulo à curiosidade ajuda muito no desenvolvimento cognitivo das crianças, especialmente até 6 anos. Mas lembre que, tão ou mais importante que a quantidade, é a qualidade do tempo dedicado. Então, quando estiver compartilhando esses momentos, esqueça o celular ou outras distrações.
4 - Ensine algo verdadeiramente seu a ele
Parece óbvio mas não é. Sabe aquele truque de mágica simples que você aprendeu com seu avô ou a canção de ninar que sua mãe cantava todas as noites? Agora imagine essa lembrança preservada por mais uma geração, naquele serzinho que você tanto ama.
5 - Exercite a relação trabalho x paternidade
Ser pai não é só ser provedor; é participar. Não é porque ele deixou de ser bebê por exemplo que não precisa mais do seu cuidado ou da sua ajuda. Separe um tempo para sua criança diariamente, para uma ou mais atividades que a gente listou aqui. Preencha as memórias dele com a sua presença e seu amor sempre! No futuro, essa criança se tornará jovem e adulta sempre conectada a esses laços construídos na primeira infância.
É para ajudar pais, mães e tutores no desenvolvimento dos pequenos, que o Petrobras Cultural está com inscrições abertas para novos projetos de animação infantil voltados para crianças até 6 anos. Afinal, todos sabemos que quando você estimula a curiosidade de uma criança, você estimula o futuro.
Se você conhece alguém que trabalha com animação, passe essa dica e esse link pra ele:www.petrobras.com.br/cultura