Médicos de todo país podem acessar gratuitamente, pela internet, a plataforma de inteligência artificial – batizada de “Radvid19” - que auxilia no diagnóstico de pacientes com Covid-19.
Desenvolvido pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - em parceria com a Petrobras -, o sistema já recebeu um total de 21.500 mil acessos e cadastrou quase 7 mil exames de imagens enviados por radiologistas de 12 estados brasileiros, com 71% de resultados positivos para a Covid-19.
Alimentada por um vasto banco de imagens de raios-X e tomografias do tórax de pacientes de 50 hospitais cadastrados de todo o Brasil até o momento, a plataforma é capaz de identificar indícios da presença de Covid-19 em novos exames, a partir de algoritmos treinados e de padrões de repetição.
A intenção é auxiliar a tomada de decisão dos médicos sobre o melhor tratamento a ser indicado, além de permitir a assistência rápida e avançada para os casos da Covid-19.
Para reforçar o atendimento, uma equipe de radiologistas, em escala de plantão online na plataforma, se reveza para esclarecer em tempo real dúvidas com base nos exames de imagem – indicando, por exemplo, alta ou baixa probabilidade para Covid.
“A grande quantidade de acessos comprova o sucesso e a utilidade do sistema. A gente tem o maior orgulho de apoiar um projeto dessa magnitude que está efetivamente ajudando a salvar vidas”, disse o líder da Estrutura Científica de Resposta (ECR) da Petrobras, Antonio Vicente Castro.
“Desde o final de maio temos radiologistas experientes, em regime de plantão, para auxiliar os médicos dos hospitais que utilizam a plataforma, em caso de dúvidas, discussões de caso e segunda opinião médica sobre o diagnóstico" disse o diretor do Inova HC, braço de tecnologia do Hospital das Clínicas, Marco Bego.
Médicos podem acessar a plataforma pela internet (em radvid19.hc.fm.usp.br), bastando cadastrar seu CRM e enviar os exames de seus pacientes.