Meio Ambiente

Como não se encantar com a floresta que há no fundo do mar?

Biólogos e pesquisadores de corais mostram uma floresta subaquática em mais um episódio da série No Mar, produzida pela Petrobras em parceria com a National Geographic.

Porto Seguro, Bahia. O biólogo Cristiano Pereira, do Projeto Coral Vivo, inicia mais um dia de trabalho. Trabalho ou paixão? Ele mesmo não sabe dizer, pois os dois se confundem em sua rotina. O que ele sabe dizer com certeza são os diversos tipos de corais que podemos encontrar em nosso litoral e a importância que os ambientes coralíneos têm para a preservação de toda a vida marinha.

“Os corais permitem a existência de diversos outros tipos de organismos marinhos, assim como as árvores o fazem nas florestas tropicais”, compara.

Couve-flor, Costelinha, Franja e Fávia são alguns dos corais pesquisados por Cristiano e outros colegas em seus mergulhos no litoral baiano. Quer conhecer mais sobre estas belezuras subaquáticas? Assista a seguir ao episódio No Mar: Corais.

No Mar: Corais

E tem mais!

Os pesquisadores do Projeto Coral Vivo concluíram em 2020 um estudo que mostra que os recifes de corais brasileiros são os mais resistentes ao calor e menos suscetíveis ao branqueamento, fenômeno de estresses causados pelo aquecimento, acidificação da água ou poluição que podem adoecer ou levar os corais a morte. A investigação científica comparou três macrorregiões com recifes - o Indo-pacífico, o Caribe e o Atlântico Sul – e identificou cinco características que tornam os corais brasileiros mais resistentes: formato do esqueleto, tolerância a águas turvas, capacidade de sobreviver em maiores profundidades, tolerância a nutrientes e relações simbióticas flexíveis. No cenário de aquecimento global, os recifes de corais brasileiros podem ser mais resistentes à mudança climática. O estudo foi publicado na revista Frontiers in Marine Science, uma importante publicação de científica sobre meio ambiente marinho.

E como a máxima “conhecer para preservar” é levada a sério pela equipe do Coral Vivo, a equipe estimula o aprendizado sobre os corais desde a infância. Este ano, educadores, biólogos e artistas se uniram para criar o aplicativo ABC dos Recifes de Coral especialmente para crianças em fase de alfabetização. Brincando de aprender, um novo vocabulário de A a Z se apresenta. O aplicativo está disponível gratuitamente na loja de aplicativos do seu celular.

Gostou das novidades? Acompanhe o dia a dia do Coral Vivo no Facebook e no Instagram e também pelo site coralvivo.org.br. O projeto Coral Vivo, patrocinado pela Petrobras desde 2007, integra a Rede Biomar com projetos Albatroz, Baleia Jubarte, Golfinho Rotador, Meros do Brasil e Tamar que promove estudos e ações de preservação em toda a costa brasileira.

#Sustentabilidade #mar #coralvivo
Compartilhe