Sociedade

Conheça Jullya Rayanne e o projeto Meninas em Movimento

Iniciativa em Pernambuco que empodera meninas e mulheres alcança mais de 16 mil pessoas

Aos 13 anos, Jullya Rayanne já sabe o que quer ser quando crescer: advogada. Mesmo tão jovem, a moradora da comunidade de Passarinho, no Recife, conta como aprendeu a ser mais forte, após perder uma tia vítima de feminicídio: “Precisei perdê-la para poder estar aqui”.

“Gosto muito de conversar, de ajudar as pessoas. Tento sempre ver a vida pelo lado bom”, explica. “Sou feminista e me identifiquei logo com a temática. O projeto é maravilhoso, é incrível! Eu gostaria que todas as meninas pudessem participar”, destaca Jullya.

O Meninas em Movimento atua na defesa dos direitos de crianças e adolescentes, promovendo equidade de gênero e igualdade étnico-racial no Recife e no litoral sul de Pernambuco. A iniciativa é um projeto da ActionAid, em parceria com três organizações pernambucanas: Etapas, Casa da Mulher do Nordeste e Centro das Mulheres do Cabo e conta com patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental.

Jullya conta como está sendo um pouco do aprendizado com as mulheres do projeto: “Elas me ajudaram muito a falar sobre sentimentos com as pessoas, a me expressar melhor, pois eu era muito calada, guardava para mim tudo o que acontecia comigo”. E completa: “Quero ser advogada para ajudar as crianças que sofrem com isso e não conseguem falar, e atuar para punir as pessoas que fazem isso com elas”.

Mais de 800 meninas e mulheres empoderadas

O Meninas em Movimento busca fortalecer a cidadania de crianças, adolescentes e mulheres como forma de enfrentamento da violência. Os temas são trabalhados para promover a autonomia e incentivar a autoproteção por meio de cursos, oficinas, campanhas educativas e eventos de multiplicação de saberes.

Faz parte da atuação do projeto instrumentalizar as mulheres e meninas para conseguirem identificar o que são as violências. Especialmente a violência moral e psicológica, consideradas mais difíceis de se identificar.

No total, a iniciativa irá alcançar mais de 800 pessoas diretamente, durante seus dois anos de atuação. Esse número está dividido em: crianças que participam do ciclo de formação visando à prevenção da violência sexual; meninas que, além de participarem deste ciclo, fazem parte de ações de comunicação para multiplicar as informações; adolescentes e jovens que fazem cursos de digital influencer para pautar a prevenção à violência sexual nas redes socais e mulheres adultas, que participam de rodas de diálogo.

A partir das formações, as 210 adolescentes do projeto participaram do desenvolvimento e são protagonistas da campanha educativa Todas Juntas Vencem, que busca sensibilizar, fortalecer e mobilizar as comunidades para o enfrentamento e a prevenção ao assédio e à violência sexual contra crianças e adolescentes.

Por meio de ações de multiplicação da campanha em escolas, eventos, e nas próprias comunidades, com as adolescentes sempre à frente, o projeto visa impactar mais de 16 mil pessoas e a estimativa é de que 70% do público envolvido seja de pessoas negras. Estatísticas mostram que a população de mulheres pobres e negras está mais exposta a situações de vulnerabilidade social e violência sexual.

Assim como a história da Jullya Rayanne, queremos ajudar a transformar mais realidades. Por isso estamos com inscrições abertas para novos parceiros do Programa Petrobras Socioambiental. Clique aqui e saiba mais.

#Projetos Sociais
Compartilhe