Mais de 24 mil exames cadastrados na plataforma de inteligência artificial desenvolvida pelo Hospital das Clínicas da USP - com nosso apoio financeiro - para detecção de Covid-19. Um edital público nacional, em parceira com IBP, para viabilizar quatro novos projetos de ventiladores mecânicos. Mais de 2400 ventiladores pulmonares recuperados pelo SENAI – com potencial de salvar 24 mil vidas. Esses são apenas alguns dos resultados de uma série de iniciativas que apoiamos para combater o coronavírus ao longo deste ano.
À proporção que a pandemia tomava o mundo de assalto, acionamos nossa capacidade de resposta com prontidão e eficiência. Não só mobilizamos todos os recursos disponíveis para preservar a saúde e a segurança dos nossos colaboradores, como também canalizamos investimentos para ajudar a sociedade no enfrentamento do vírus. Não poupamos esforços internos e externos.
Nesse movimento, reunimos o que temos de mais valioso para enfrentar a Covid-19: a nossa capacidade técnica e inventiva. Em iniciativa inédita na companhia, mobilizamos uma frente científica com a participação de mais de 160 especialistas da empresa, das mais variadas áreas de conhecimento, para propor soluções efetivas de combate à doença.
Missão: salvar vidas
Todos movidos por um único propósito: ajudar a salvar vidas. Nossos cientistas usaram justamente sua expertise multidisciplinar – desde conhecimento em metodologias ágeis, tecnologias digitais, prototipagem, microbiologia, e tantas outras especialidades - para propor caminhos de combate à pandemia. Todas as ações foram voltadas para prevenção, diagnóstico e cura do coronavírus.
“Foi uma entrega completa desses profissionais, além de um grande senso de propósito humano e de solidariedade, que vai muito além de cumprir tarefa”, disse o líder da Equipe Científica de Resposta (ECR) na Petrobras, Antonio Vicente. Graças à criatividade e experiência dessas equipes, foi possível avaliar as necessidades mais urgentes e fazer interlocução com hospitais de todo país, entidades científicas e acadêmicas, sem contar órgãos do Governo e ministérios da Saúde, da Economia e da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações para, dessa forma, propor soluções e formar parcerias.
“Poucas empresas como a Petrobras têm um time de técnicos tão qualificado e empenhado em fazer a diferença. Nossos cientistas não só se engajaram voluntariamente no combate à Covid-19, como também saíram de suas áreas profissionais de origem para ajudar a sociedade. É incrível a capacidade dessa equipe de se reinventar e superar limites, além do senso de colaboração e empatia”, disse o Diretor de Inovação e Transformaçao Digital, Nicolas Simone.
E foi assim que transformamos capacidade técnica em benefícios para a sociedade. Nossa energia foi direcionada a soluções rápidas e viáveis no enfrentamento da doença – e colheu frutos que estão fazendo a diferença no combate à Covid-19.
Veja aqui todas as matérias sobre nossa frente científica de combate ao coronavírus