Oxigênio. Sem ele, não vivemos, já que ele é o insumo básico para a garantia do funcionamento do nosso corpo. A demanda por oxigênio se tornou urgente com o agravamento da pandemia de Covid-19 no Brasil, sendo um item essencial no abastecimento das UTIs que tratam os pacientes mais graves da doença. Para ampliar esta disponibilidade, estamos doamos microusinas de oxigênio a diferentes estados do país.
O funcionamento de uma microusina é complexo e envolve uma série de equipamentos, conforme podemos ver na imagem abaixo. Um dos engenheiros responsáveis pelo processo na Petrobras, Alyson Soares da Silva, explica como ela funciona: “O processo consiste em separar o oxigênio contido no ar previamente comprimido, filtrado e pré-tratado, por meio de peneiras moleculares que retém os demais componentes e poluentes do ar, deixando passar o oxigênio. O produto final consiste em uma corrente de oxigênio com, pelo menos, 93% de pureza - o oxigênio medicinal”.
Então, isso significa dizer que o oxigênio que tanto ouvimos falar nos últimos meses – insumo fundamental no tratamento da Covid-19 - é o mesmo ar que respiramos, só que ‘mais limpo’? “Isso mesmo. Mais limpo e concentrado. O ar comum possui uma composição média de 21% de oxigênio e 79% de nitrogênio. As peneiras moleculares das microusinas elevam a concentração do oxigênio do ar para 93%, no mínimo”, esclarece Alyson.
E quais as vantagens de uma microusina em comparação a um cilindro de oxigênio, já produzido e envasado, por exemplo? “A utilização desta solução permite a geração local de oxigênio medicinal, reduzindo a dependência das unidades de saúde com as empresas distribuidoras de oxigênio. Além disso, as microusinas funcionam 24h por dia, 7 dias por semana, e são auto operadas, não necessitando de supervisão dedicada para a sua operação”. Além disso, a microusina é capaz de suprir uma demanda significativa de oxigênio, mais precisamente, o suficiente para abastecer 21 leitos de UTIs por dia, no mínimo.
Na prática, a Petrobras doou todos os equipamentos que compõem as microusinas. As secretarias de saúde de todos os estados contemplados, selecionados de acordo com o agravamento da pandemia, indicaram quais hospitais receberiam esses equipamentos. A partir daí, o hospital escolhido preparava o local para a sua instalação.
A doação de microusinas é apenas uma das nossas ações de apoio à sociedade no combate à pandemia de Covid-19. Conheça todas as ações que já realizamos e ainda estamos realizando.