O mundo segue demandando cada vez mais energia para se manter em constante movimento. É nosso dever produzi-la com responsabilidade, respeitando o meio ambiente e utilizando os recursos naturais disponíveis de forma sustentável. Mas a contribuição da Petrobras está até mesmo onde você nem imagina.
Nossa emissão de gases de efeito estufa por barril produzido caiu praticamente à metade desde 2009. Isso quer dizer que, mesmo aumentando a produção para fornecer energia que a sociedade precisa para seguir em movimento, estamos mais eficientes em carbono. Mas não paramos por aqui. Temos um compromisso de 25% de redução de emissões até 2030, em relação a 2015.
Nossa atuação social acaba de ser ampliada e, com isso, vamos ajudar famílias em situação de vulnerabilidade social entregando 300 mil auxílios, no valor de R$ 100 cada, para a aquisição de gás de cozinha (gás liquefeito de petróleo - GLP), ainda este ano. Serão R$ 300 milhões doados em parceria com instituições sem fins lucrativos.
Essa ação social se junta a outras, como a iniciativa Janelas para o Amanhã, em que estamos contribuindo com a capacitação em tecnologia da informação para cerca de 2.500 alunos e 2 mil professores de escolas da rede pública, além da doação de mais de nove mil computadores. A iniciativa tem potencial para ampliar o acesso digital a mais de 50 mil estudantes dos ensinos fundamental e médio até 2022.
Ações efetivas de proteção ambiental? Também tem por aqui. Monitoramos mais de 40% do litoral brasileiro, por meio do maior programa de monitoramento de praias do mundo, abrangendo mais de 3.000 km de costa. Além disso, apoiamos voluntariamente diversos projetos de conservação e reflorestamento com impacto em mais de 35 milhões de hectares de ecossistemas nativos, com ganhos em carbono, biodiversidade, água e desenvolvimento social e econômico.
Há quase 20 anos, atuamos na pesquisa para o conhecimento de ecossistemas na costa brasileira, desde a praia até os 3 mil metros de profundidade. São estudos sobre os aspectos químicos, físicos, geológicos e biológicos dos mares, que somados atingem uma área de 514 mil km². Por meio do Programa Petrobras Socioambiental, apoiamos projetos que atuam de maneira cooperativa, especialmente na pesquisa e engajamento das pessoas em torno da conservação ambiental. Além das baleias jubarte, ajudamos a conservar animais como o peixe mero, albatrozes, golfinhos rotadores, corais e muitos outros.
É muito trabalho. Mas amanhã continua. Porque todo dia é dia de transformar.