Meio Ambiente

Pinguim resgatado se recupera com ajuda da acupuntura

Animal foi atendido em um dos centros de reabilitação do nosso Programa de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS)

A gente faz o que for preciso para salvar os animais marinhos. E busca as melhores alternativas e tratamentos para que eles possam se recuperar o mais rápido possível. O animal em questão, da espécie pinguim-de-magalhães (Spheniscus magellanicus), foi encontrado em junho do ano passado na Praia da Enseada, no Guarujá (SP), em estado grave - bastante debilitado, apresentando desidratação, hipotermia (temperatura do corpo perigosamente baixa), incapacidade de se manter de pé e baixo peso.  

A equipe do Programa de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos realizou o resgate do animal, que foi atendido no Centro de Reabilitação e Despetrolização do Guarujá, instalação da rede de atendimento veterinário do Programa. Ao realizar exame de raio X, foi constatada ainda um tipo de lesão na coluna vertebral do pinguim, denominada fratura compressiva no sinsacro. 

Para tratar esta lesão, foi iniciado um tratamento convencional (faixa compressiva para sustentar o peso da coluna e maior tempo de natação para aliviar a pressão), mas infelizmente o pinguim não apresentava a melhora esperada após duas semanas de tratamento. Assim, os veterinários optaram pela realização de sessões de acupuntura (inserção de agulhas na superfície corporal) e de terapia neural (injeções de soluções de anestésico local, em doses mínimas), técnicas que já haviam trazido resultados em outros pinguins.  

O pinguim foi resgatado e recebeu vários cuidados.
O animal recebeu todos os tratamentos necessários.
O pinguim foi demonstrando uma melhora significativa.

 

Coordenado pela médica veterinária Cecília Tavares, o tratamento surtiu efeito. Aliado aos cuidados de alimentação e manejo adequados à espécie, o pinguim recuperou o peso, a capacidade de se manter em pé, os movimentos necessários para natação e voltou a se alimentar sozinho. Em outubro, estava pronto para retornar à vida no mar, e foi solto junto com outros pinguins da mesma espécie. 

 

Sobre o Programa 

O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos abrange os municípios litorâneos dos estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo e do Rio de Janeiro (de Paraty até Araruama). O projeto, executado pela Petrobras para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Ibama, é uma ferramenta para a gestão ambiental das atividades da companhia e entrega um resultado importante para a conservação das espécies marinhas. Clique aqui e saiba mais sobre o Programa.

#Sustentabilidade #ProjetosAmbientais #monitoramentoambiental #Meio Ambiente
Compartilhe