Quantas vezes já ouvimos que as crianças são esperança no futuro? Por isso, se queremos um amanhã de realizações, nada mais importante do que investir nelas hoje. E como a gente acredita que os jovens são a força impulsionadora da transformação da nossa sociedade, apoiamos projetos voltados para a garantia de seus direitos, seu desenvolvimento e a criação de oportunidades.
Instituído pela Lei 8.069 de 13 de julho de 1990, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) é o principal marco legal e regulatório dos direitos das crianças e dos adolescentes no Brasil. Para marcar seus 31 anos de criação, listamos aqui alguns dos projetos sociais, educativos, esportivos, ambientais e culturais que estão com a gente nessa busca para começar a construir hoje um amanhã melhor.
A criança e o adolescente têm direito à liberdade, ao respeito e à dignidade
Vários projetos sociais buscam fornecer às crianças e adolescentes a defesa de seus direitos. O Abrace, executado pela organização social O Pequeno Nazareno, atua em Fortaleza atendendo crianças, adolescentes e suas famílias. O projeto procura combater a situação de rua, o trabalho infantil e a exploração sexual de crianças e adolescentes de comunidades na capital cearense por meio de atendimento psicossocial, além de atividades de educação profissional. Uma das ações é o Programa de TV NAZÁRIA, realizado em parceria com a TV Educativa do Ceará, que conta com a participação efetiva de crianças e adolescentes e aborda temas relacionados a Direitos Humanos e Meio Ambiente, entre outros.
A criança e o adolescente têm direito a brincar, praticar esportes e a divertir-se
Incentivar a prática de esportes e a educação de forma lúdica sempre foram fontes de crescimento para crianças e jovens. O projeto carioca Caju Esporte e Educação, realizado pela Fundação Gol de Letra, busca promover a formação e o desenvolvimento pessoal e social de crianças, adolescentes, jovens e adultos, por meio do esporte, da cultura e da formação para o mundo do trabalho. Promove novas aprendizagens a partir do esporte e da educação integral, tanto no campo conceitual, quanto físico e social, além de provocar o desenvolvimento de habilidades pessoais para a vida em sociedade.
Criado em 1970, em Belo Horizonte (Minas Gerais), o Giramundo teve início como um grupo de teatro de bonecos. Hoje é um núcleo multimídia que mistura teatro de bonecos e cinema e experimentador do boneco em múltiplos aspectos e do movimento como matérias de pesquisa, onde convivem bonecos reais e imagens digitais. O grupo também tem um Museu, Escola e Estúdio de Animação, incorporando a criação de livros, vídeos e brinquedos. Com o patrocínio da Petrobras à turnê comemorativa de seus 50 anos, o espetáculo Miniteatro Ecológico será apresentado em parques, praças públicas e escolas da rede pública de ensino voltadas para o público infantil, em diversas cidades do Brasil, levando a temática da educação ambiental, ecologia e preservação do meio ambiente.
A criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao seu pleno desenvolvimento
Educar os jovens sobre a importância da conservação do meio ambiente, da vida marinha e do planeta como um todo é uma das ações do Golfinho Rotador. Nas atividades desenvolvidas pelo projeto, a criança aprende a respeitar a biodiversidade e entendendo que a natureza faz parte de sua vida. Sediado em Fernando de Noronha e executado pelo Centro Golfinho Rotador, o projeto tem como missão comunicar e sensibilizar a população, desenvolvendo ações de pesquisa, educação ambiental nas escolas públicas da ilha, envolvimento comunitário e sustentabilidade em prol da conservação dos golfinhos-rotadores.
Já o Construindo o Futuro promove ações socioeducativas para 480 crianças e adolescentes, além de jovens que estão se preparando para o vestibular e buscando qualificação profissional. Executado em São Sebastião (São Paulo) pelo Instituto Verdescola, oferece, para crianças do ensino infantil e fundamental, aulas de reforço no contraturno escolar, oficinas de robótica, artes e educação ambiental. Os jovens participam do “Gerando Amanhã”, que integra um cursinho preparatório para o Enem e uma série de cursos de capacitação para ingresso no mercado de trabalho.
A criança e o adolescente têm direito à qualificação para o trabalho
Nosso Programa Petrobras Jovem Aprendiz (PPJA) tem como objetivo promover a inclusão social de jovens por meio de qualificação profissional, contribuindo para sua inserção no mercado de trabalho. Mais do que cursos técnicos, nosso foco está na promoção da cidadania e na construção de um projeto de vida produtivo, principalmente para adolescentes em situação de vulnerabilidade social.
Após a admissão, os jovens são inscritos em cursos profissionalizantes no SENAI, formatados especificamente para a Petrobras. Durante todo o período do programa, eles recebem um salário-mínimo nacional, férias e vale transporte e podem também optar pela adesão ao plano de previdência da companhia. Ao longo de dezesseis anos, cerca de 10 mil jovens já foram atendidos, em diversos estados do país.