Sociedade

Sustentabilidade e os caminhos para alcançá-la

Conceito de desenvolvimento sustentável é baseado em pilares ambiental, social e econômico

Sustentabilidade ou, de forma simplificada, o uso consciente dos recursos naturais, é uma preocupação global que cresce a cada dia. E não é à toa. Em 2021, alcançamos a chamada sobrecarga da Terra, ou seja, já estamos consumindo mais recursos do que o planeta pode produzir.

Podemos dizer que desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, garantindo a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações. O que significa que é possível a sociedade se desenvolver sem esgotar os recursos naturais, tendo em vista a preservação do planeta.

Apesar da sustentabilidade ser mais conhecida pelo viés do meio ambiente, o conceito precisa do tripé ambiental, social e econômico para ser totalmente alcançado:

Social: relacionada à igualdade dos indivíduos, baseada no bem-estar da população. Engloba as pessoas e suas condições de vida, como educação, saúde, lazer, dentre outros aspectos.

Ambiental: abrange a conservação e a manutenção do meio ambiente. Relacionada aos recursos naturais do planeta e a forma como são utilizados pela sociedade, comunidades ou empresas. 

Econômico: corresponde à capacidade de produção, de distribuição e de utilização das riquezas produzidas, buscando a distribuição de renda. Portanto, a economia deve considerar as questões sociais e ambientais.

Ações sustentáveis podem ser realizadas por grande parte da sociedade, em escala individual ou global, como por exemplo:

• Economia de água;
• Preferência por consumir produtos biodegradáveis;
• Separar o lixo para coleta seletiva;
• Diminuição do consumo de energia;
• Preservação da biodiversidade e dos ecossistemas;
• Criação de Unidades de Conservação. 

Em 2021, alcançamos a chamada sobrecarga da Terra, ou seja, já estamos consumindo mais recursos do que o planeta pode produzir.


As organizações têm uma grande parcela na busca pela sustentabilidade. Como empresa de energia que somos, é nosso dever produzi-la com responsabilidade, respeitando o meio ambiente e utilizando os recursos naturais disponíveis de forma sustentável. Ao identificar os temas materiais do nosso negócio, ou seja, temas que possuem mais influência sobre os stakeholders e que geram impactos mais significativos, priorizamos o alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), das Organização da Nações Unidas, em nossa própria estratégia e estabelecemos compromissos, metas e iniciativas ambientais, sociais e de governança para prevenir e mitigar nossos impactos. 

A sustentabilidade é parte do nosso negócio. Por isso, no nosso planejamento estratégico, estabelecemos 10 compromissos para a atuação sustentável, com metas ligadas a mudança climática, água, resíduos, biodiversidade e responsabilidade social. Também contribuímos com a conservação de animais marinhos, oceano e florestas.  

Além disso, divulgamos nossa ambição em atingir a neutralidade das emissões de gases de efeito estufa (NetZero) das operações sob o nosso controle (escopo 1 e 2), em prazo compatível com o estabelecido pelo Acordo de Paris. 

#Sustentabilidade #70anos
Compartilhe