Meio Ambiente

Você conhece o planeta Terra. Mas e o planeta Água?

Você provavelmente já sabe que, por mais que tenha sido batizado de “Terra”, o nosso planeta poderia tranquilamente ser chamado de “Água”. Mas você tem realmente ideia do quão presente a água é no nosso planeta?

Lembra quando ensinaram na escola que 2/3 da superfície terrestre é coberta por água e você ficou impressionado? Então, estavam arredondando para baixo. Na verdade 71% do planeta se encontra coberto por água e 97% dessa água é marinha, ou seja, se o nosso planeta fosse uma grande casa, os oceanos representariam a maior parte dos cômodos e as planícies, florestas, desertos, tudo isso seria provavelmente apenas um quarto, onde nós  todos os outros animais terrestres ficaríamos. 

E toda essa imensidão de mar é ao mesmo tempo rica e desconhecida. Isso porque cientistas estimam que não apenas conhecemos menos de 10% de todo esse território oceânico como ainda praticamente 90% das formas de vida que existem nos nossos oceanos ainda não foram catalogadas.

Um grande exemplo dessa riqueza é o bioma marinho brasileiro, nome dado ao conjunto da vida animal e vegetal presente nos mais de 3,5 milhões de metros quadrados do nosso litoral e que reúne mais de 1000 espécies de peixes e mais de 50 tipos de mamíferos marinhos, além de mais de 100 espécies de aves e os únicos recifes de coral do Atlântico Sul.

E é sobre a dinâmica desse bioma e a relação entre os animais que fazem parte dele numa região tão cheia de vida como Fernando de Noronha que fala esse vídeo da nossa série “No Mar”, produzido em parceria com a National Geographic. Confira o que o oceanógrafo Guilherme Nunes e vários outros profissionais da área tem para contar sobre essa parte tão imensa e importante do nosso planeta. 
 

No Mar: Bioma Marinho
#Meio Ambiente #mar #biodiversidade
Compartilhe