Meio Ambiente

Você conhece os combustíveis do futuro?

Nada acontece sem ela. Sem ela você não consegue sair de casa, não consegue chegar ao trabalho, não consegue nem mesmo assistir televisão. Sem ela não tem como cozinhar, não é possível assistir um filme, sem ela é possível que você ficasse apenas sentado sozinho no escuro, no chão da sua sala. Mas não, isso aqui não virou uma música triste, não estamos falando de nenhuma ex-namorada. Na verdade ela, sem a qual você não consegue fazer nada, é a energia.

Precisamos de diversas formas de energia para realizar quase todas as atividades, desde combustíveis para carros, aviões, caminhões e navios, até eletricidade para televisões, pilhas para rádios e baterias para celulares. E num mundo cada vez mais preocupado com sustentabilidade, poucas questões são mais importantes do que a busca por fontes energéticas que sejam ao mesmo tempo eficientes e com baixo impacto de carbono, para garantir que essa energia não tenha um custo alto demais para o nosso planeta. E é aí que entram os biocombustíveis.

O futuro é bio

Mas o que são biocombustíveis? Bem, eles são combustíveis (como o nome diz) produzidos a partir de biomassa (daí vem o bio). Biomassa que é toda matéria orgânica, animal ou vegetal, derivada de produtos agrícolas, como a cana-de-açúcar da qual obtemos o etanol, por exemplo. Com isso você consegue ter uma fonte de energia com emissões reduzidas de gases do efeito estufa e uma produção renovável, já que esse biocombustível é produzido com recursos que podem ser repostos ou reaproveitados, aumentando a sustentabilidade do processo.

E foi pensando nisso que nós lançamos o Programa BioRefino 2030, com projetos para produção de uma nova geração de combustíveis, mais modernos e sustentáveis, como parte da nossa trajetória de descarbonização, buscando oferecer a energia que o Brasil precisa de maneira cada vez mais sustentável.

Serão cerca de US$ 600 milhões investidos em combustíveis que vão desde diesel 100 % renovável até um combustível de aviação sustentável, chamado de SAF (sigla para Sustainable Aviation Fuel), uma versão mais ecológica do combustível usado nas aeronaves. Ambos podem gerar redução de emissão gases do efeito estufa em até 90 %, pois tem como origem matérias primas-renováveis, como óleo vegetal e gorduras de origem animal.

Para isso estamos modernizando nossas refinarias, como a RPBC em Cubatão, a Replan em Paulínia e a Reduc, no Rio de Janeiro, com o objetivo de começar a oferecer esses novos produtos ao mercado consumidor.

Eficiência, qualidade e sustentabilidade

Produtos cada vez mais eficientes e modernos, que também sejam cada vez mais sustentáveis e renováveis. Além disso, estamos investindo no desenvolvimento de soluções envolvendo hidrogênio como combustível e geração de energia eólica offshore, sempre na busca por transformar novos caminhos em novos futuros.

Quer entender melhor que produtos estamos desenvolvendo para garantir a energia que o Brasil precisa? É só clicar aqui.

#Transição Energética #Sustentabilidade #Meio Ambiente #Inovação #Futuro #desenvolvimentosustentável
Compartilhe