1. Inicio
  2. Energia
  3. Pesquisa e Desenvolvimento
  4. O futuro pela transformação da tecnologia e inovação
Pesquisa e Desenvolvimento

O futuro pela transformação da tecnologia e inovação

Estamos em movimento para sermos mais inovadores com novas tecnologias que trazem resultados mais eficazes

Os desafios tecnológicos da atividade de produção de petróleo em águas profundas tem demandado capacidade técnica e inovação há mais de 30 anos. Esse é o cenário que envolve nosso Centro de Pesquisa, e Desenvolvimento e Inovação (Cenpes), instalado em uma área total de 300 mil metros quadrados, no Rio de Janeiro.

Diariamente cerca de 1.300 pesquisadores circulam por mais de 200 laboratórios, além de plantas experimentais e um Núcleo de Visualização e Colaboração voltado para simulação, interatividade e imersão em diversos processos da indústria de energia. 

Vista aérea do nosso Centro de Pesquisas

Essa união de pessoas e máquinas nos posicionou como empresa líder na publicação de patentes junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Atualmente, contamos com um total de 901 patentes ativas no Brasil (pendentes e concedidas) e 904 no exterior. Nosso investimento em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) inclui parcerias tecnológicas com mais de cem universidades e institutos de pesquisa do país". 

O Cenpes desenvolve estudos de ponta para a atividade de exploração, atuando na caracterização de rochas reservatório, em estudos das bacias sedimentares, no suporte à seleção de prospectos exploratórios. Através do emprego das últimas tendências globais em processamento sísmico, contribui para que nosso índice de sucesso em perfuração de poços seja recorde na indústria.  

A transformação digital é uma aliada poderosa nessa jornada. Nossos  projetos de PD&I incorporam tecnologias digitais, como Big Data, Machine Learning e Inteligência artificial, na busca de soluções tecnológicas para suportar o desenvolvimento dos negócios.  

 

Inteligência artificial 

Quando o Netflix, o Youtube ou o Spotify recomendam filmes de ação, séries de suspense, vídeos de culinária ou um determinado estilo de música, estão sendo usadas técnicas de inteligência artificial. Isso porque existe uma ferramenta que analisa seu comportamento e seus interesses gerando um padrão com as informações dos tipos de conteúdo a que você normalmente assiste. A partir desses modelos, são feitas recomendações na sua página inicial.  

Outro exemplo são as compras on-line. Quando você adquiriu determinado produto (uma geladeira ou um sapato), uma ferramenta analisa seu comportamento de compra e identifica, por meio da análise de certas características ou do uso de determinadas palavras, quais mercadorias poderiam ser do seu interesse. É assim que, de repente, você passa a ver anúncios de eletrodomésticos ou recebe antecipadamente uma informação sobre promoção de calçados. 

Um dos nossos desafios é, através da inteligência artificial, encontrar padrões e semelhanças entre diferentes classes de informações para aumentar a eficiência de nossas atividades de exploração e produção de petróleo. A ferramenta que desenvolvemos com esta finalidade, chamada de Painel de Análogos, permite que a gente consiga analisar um banco de dados gigantesco, com memória de 10 petabytes. Isso esquivale à capacidade de 2,3 milhões de DVDs que, empilhados, teriam a altura de seis morro do Corcovado, no Rio de Janeiro. 


Big data 

Coletar e analisar grandes volumes de dados variados em altíssima velocidade: essa é a grande inovação do big data. É por conta desse sistema que você consegue colocar uma palavra em um buscador como o Google e obter, em menos de um segundo, os resultados mais relevantes a partir de uma palavra-chave. 

Processamento mais rápido e algoritmos mais eficientes nos ajudam a reduzir riscos e antecipar decisões, elevando o retorno econômico dos nossos processos. É aí que entram nossos supercomputadores, entre eles, o Dragão, que aumentará a capacidade computacional da companhia para garantir nossa capacidade de processar e fazer cálculos de algoritmos geofísicos com muita eficiência.  


Machine learning 

A tradução pode ser aprendizado da máquina, ou seja, é a capacidade dos computadores de “aprender” sem terem sido necessariamente programados. Essa técnica já é usada na medicina, pois, a partir de parâmetros clínicos e suas combinações, as máquinas podem detectar evidências que forneçam um diagnóstico de doenças. 

Aplicamos esta e outras soluções digitais no desenvolvimento dos chamados Digital Twins. Tratam-se de representações digitais das instalações da companhia – seja uma plataforma, reservatório de petróleo, sistema submarino, equipamento crítico ou refinaria – que têm potencial para contribuir para a redução de custos operacionais e o aumento da eficiência e segurança em nossas operações. 
 

Programa Petrobras Conexões para Inovação 

O Petrobras Conexões para Inovação consiste em uma série de iniciativas pensadas para intensificar a cooperação entre empresas de todos os portes, incluindo startups, instituições científicas e tecnológicas, pesquisadores empreendedores e nós, em busca de soluções de alto impacto em geração de valor. Para aperfeiçoar os modelos de investimento em pesquisa, desenvolvimento e inovação, a fim de que eles possam contemplar todas as fases do ciclo de inovação aberta e acelerar a entrega de resultados. 

Conheça os módulos do Conexões para Inovação e acompanhe aqui os editais com inscrições abertas.

#machinelearning #inteligênciaartifical #essa-tecnologia-ta-na-petrobras #bigdata #70anos
Compartilhe