Curiosidades do cinema brasileiro: filme de sucesso com atores iniciantes, nossas Fernandas juntas e muito mais
Cinema brasileiro fortalece a identidade do povo, dentro e fora do país. Veja fatos impressionantes sobre nossos filmes.
Em 2024, Brasil bateu recorde de público e salas de cinema ativas
Cinema brasileiro fortalece a identidade do povo, dentro e fora do país. Veja fatos impressionantes sobre nossos filmes.
A energia do povo brasileiro fica evidente no cinema. Nas telonas, vemos como nosso país é diverso, as alegrias e desafios do país.
E nosso cinema está cada vez mais forte, além das premiações, estamos batendo recorde de público e salas abertas. Achou o dado curioso? Você ainda não viu nada, continue com a gente e veja mais curiosidades do cinema brasileiro.
Curiosidades do cinema brasileiro
Filme reconhecido internacionalmente com atores iniciantes? Temos! Animação no Oscar? Também. Mas não paramos por aí, nosso cinema é surpreendente.
Recorde de público e salas de cinema ativas
Durante a pandemia, quase metade das salas de cinema fecharam. A boa notícia é que em 2024 superamos, e com vantagem. Batemos recorde de salas abertas. Em 2019 eram 3.478, em 2024 3.509. E teve muita gente assistindo filmes nesses espaços. O número de espectadores de produções brasileiras dobrou, segundo a Ancine, 121 milhões de pessoas foram ao cinema em 2024.
Nós contribuímos para as salas de cinema continuarem ativamos. Somos patrocinadores da antiga Sala Augusta de Cinema, em São Paulo, desde janeiro de 2025. O local é um dos mais tradicionais, funciona há cerca de trinta anos. A sala já havia recebido 14 milhões de espectadores.
Antiga Sala Augusta de Cinema recebeu apoio da Petrobras em 2025
“O menino e o mundo” foi primeira animação brasileira indicada à maior premiação do cinema mundial
Siiim, já tivemos um filme de animação, “O menino e o mundo”, em 2016. O filme conta a história de um menino que sentia muito a falta do pai e saiu para procurá-lo. Pelo caminho, encontrou um mundo encantador.
Antes mesmo de chegar à maior premiação do cinema, a animação foi bastante prestigiada no exterior. O diretor, Alê Abreu, também contou que pessoas do mundo todo procuraram-no por causa da técnica usada na animação, a artesania, que usa poucos recursos para chegar ao resultado.
Fernanda Torres e Fernanda Montenegro juntas no cinema, nem sempre como mãe e filha
Se tem uma mãe e filha que nos orgulhamos é Fernanda Montenegro e Fernanda Torres. Quando estão juntas, nós ficamos ainda mais encantados com as interpretações.
Em Casa de Areia as Fernandas interpretam o papel que já exercem, de mãe (dona Maria) e filha (Áurea). Elas são convencidas a ir para uma terra próspera, mas, chegando lá, descobrem que estão em um deserto.
Mas você sabia que a dupla já atuou em papéis que não são de mãe e filha?
É o que aconteceu em O que é isso, companheiro? Fernandona, como Montenegro é chamada, interpreta dona Margarida, esposa de um militar. Já Fernandinha é Maria, uma das militantes que luta contra a Ditadura.
Carlota Joaquina, a princesa do Brazil mistura história com fantasia
Se você pesquisar sobre os marcos do cinema brasileiro, vai encontrar “Carlota Joaquina, a princesa do Brazil” como um dos filmes mais importantes de um novo ciclo de produção cinematográfica no Brasil, conhecido como retomada do cinema brasileiro.
O filme retrata a vida da espanhola Carlota Joaquina, que conheceu o futuro marido, o príncipe português Dom João VI, aos dez anos, quando foi prometida a ele. O recorte é, principalmente, sobre o tempo que Carlota viveu no Brasil, terra que detestava. Mas sabia que embora retrate acontecimentos históricos, tem uma dose de ficção e fantasia no filme? Tudo com muito humor.
Ah, e o filme foi remasterizado e relançado nos cinemas em 2025, ganhou mais qualidade de som e imagem. Você pode assisti-lo no streaming também.
Cidade de Deus contou com atores iniciantes
Você diria que um filme com quatro indicações ao Oscar tinha em grande parte do elenco atores iniciantes e alguns que não eram profissionais? Você se lembra do Lampião? Ele era interpretado por Thiago Martins, morador do Morro do Vidigal. De lá para cá o currículo do ator só cresceu.
Leandro Firmino, o Zé Pequeno, também foi revelado em Cidade de Deus. O agora ator não tinha pretensão de seguir a carreira, mas o filme mudou a vida dele. O teste foi realizado na associação de moradores.
A versão mais jovem de Zé Pequeno, o Dadinho, também trouxe um talento estreante no cinema, Douglas Silva. O jovem tinha apenas 13 anos e conciliava o curso de teatro na comunidade com outros trabalhos para ajudar em casa. Depois de Cidade de Deus, a história dele mudou completamente.
O intérprete de Buscapé, Alexandre Rodrigues, tem uma história parecida com a de Leandro, Douglas e Tiago. Ele fez o filme aos 19 anos e depois da obra continuou a atuar com sucesso.
Uma parte do elenco foi recrutada em projetos sociais do Vidigal.
Festivais de cinema: experiência diferente com nossos filmes
Nem só de streamings e cinemas tradicionais vivem os apaixonados por cinema nacional. Aliás, aproveitar os festivais de cinema por todo Brasil é uma oportunidade incrível de conhecer o universo cinematográfico brasileiro de uma maneira única. Os filmes em exibição, muitas vezes, são inéditos e não é raro encontrar os atores, diretores e outros profissionais que trabalharam nos filmes. Normalmente, há debates sobre as obras.
Para quem quer se aprofundar em cinema, a maioria dos festivais oferecem oficinas e uma oportunidade única de realizar networking. Sem contar que é nesses espaços que muitos filmes são reconhecidos com as premiações. Por último, e não menos importante, os festivais de cinema são realizados em cidades maravilhosas. Ou seja, você vai viajar pelas telonas, aprender mais sobre cinema e conhecer lugares lindos do país. Toda essa experiência costuma ser gratuita.
Conheça alguns dos festivais de cinema que patrocinamos:
Festival de Gramado (RS)
Mostra de Cinema de Tiradentes (MG)
Festival de Brasília do Cinema Brasileiro (DF)
Mostra Internacional de Cinema em São Paulo (SP)
Mostra de Cinema de Gostoso (RN)
Patrocinamos 600 filmes em 30 anos
Outra grande curiosidade do cinema brasileiro é que nós somos um dos maiores patrocinadores dos filmes nacionais. Além dos 600 filmes desde que começamos essa parceria, também revitalizamos salas de cinema, patrocinamos eventos do setor e promovemos projetos que democratizam essa arte que deve estar ao alcance de todos.
Quer saber mais sobre essa história? Conheça 12 filmes brasileiros sensacionais e que contam com nosso apoio!
Leia também
Faça uma busca:
Sugestões de busca
Mais pesquisados
Preço dos combustíveis
Pré-Sal
Time Petrobras
Escolha um Canal:
Navegue nas Seções:
Acessibilidade
Idioma:
Selecione um idioma: