Título

Link do botão
Ícone do botão Button Label
Ícone de carregamento

Especificação da gasolina: tire todas as suas dúvidas

Compreenda um pouco mais sobre a densidade e a octanagem da gasolina brasileira e veja como a Petrobras trabalha com esses fatores.

Atualizado em 11/04/2024

Postado em 10/01/2024

Texto copiado!

Entenda a especificação da gasolina, que é mínima de 93 RON. Você sabe o que isso quer dizer? Te explicamos neste conteúdo.

Alterar a especificação de nossas gasolinas foi fruto de uma intensa colaboração entre a Petrobras e a indústria automobilística. Foram 3 anos de discussões técnicas, testes e mobilização de nosso Centro de Pesquisas e do nosso parque de refino que, com agilidade e eficiência, respondeu ao desafio.

Essa especificação vigente proporciona maior proteção ao motor e redução de consumo, e vai colaborar para que a indústria automobilística introduza novas tecnologias na busca de maior eficiência energética dos veículos.

Principais dúvidas sobre as especificações da gasolina

Entenda um pouco mais sobre os padrões de qualidade na gasolina brasileira.

1. Qual é a razão da mudança na especificação da gasolina? 

Em 2022, algumas mudanças nas especificações da gasolina foram implementadas. Isso porque algumas gasolinas que estavam sendo importadas apresentavam octanagem RON e massa específica (densidade) muito baixas. Por isso, alguns veículos que utilizavam essa gasolina estavam apresentando problemas de detonação no motor e consumo elevado de combustível. Com a atual especificação, todas as gasolinas estão sujeitas aos novos limites.

2. O que é octanagem da gasolina?

Octanagem da gasolina é a capacidade de resistência da gasolina às altas pressões e temperaturas. Quanto maior a octanagem da gasolina, maior a sua resistência à detonação.

3. O que são considerados motores modernos?

Consideramos motores modernos os que passaram a ser introduzidos no Brasil em 2015, após a redução de enxofre de toda a gasolina, em janeiro de 2014. São os motores chamados de downsized, que são menores, eventualmente com menos cilindros, porém com a mesma potência, graças ao avanço da tecnologia com sistemas eletrônicos de controle e utilização de turbocompressores. Também a partir dessa época, passaram a introduzir no Brasil os motores com injeção direta de combustível (motores GDI – Gasoline Direct Injection).

Essas tecnologias ainda têm pouca representatividade no total da frota brasileira, mas já estão sendo introduzidas maciçamente pelas montadoras, graças à sua maior eficiência e mesma potência com menor peso.

4. As gasolinas aditivadas são melhores que essa gasolina nos benefícios de desempenho e consumo?

Essa ideia não é correta em relação à octanagem e ao consumo. A gasolina aditivada é apenas uma gasolina comum com adição de aditivos detergente dispersante e redutor de atrito, que promovem a limpeza das válvulas de admissão de combustível e melhoram o fluxo de combustível. Não há comprovação da ação desses aditivos na octanagem e no consumo.

A melhora da qualidade da gasolina comum com os parâmetros vigentes também aprimora a gasolina aditivada, uma vez que estas são produzidas a partir da gasolina comum, apenas com a adição dos aditivos. Essa garantia existe para as gasolinas produzidas nas refinarias da Petrobras.

5. Qual é a contribuição da atual gasolina para o controle das emissões veiculares?

Essa gasolina está adequada para os motores atuais e também para os motores adotados na fase do Proconve (Programa de Controle de Poluição do Ar por Veículos Automotores), que teve início em 2022.

Além disso, as tecnologias das gasolinas Petrobras garantem maior eficiência energética e menor impacto ambiental.

Principais dúvidas sobre os benefícios das especificações das gasolinas

As especificações da gasolina C (comum) possibilitam a introdução de novos veículos com modernas tecnologias que proporcionam maior eficiência energética. Entre os principais benefícios, estão:

  • Menor consumo e maior proteção ao motor.
  • Redução do consumo.

6. Qual é a característica da gasolina que influencia na redução do consumo de combustível?

A característica da gasolina que influencia na redução do consumo é sua densidade (massa específica) maior, de 715 kg/m³ mínima, a qual garante uma maior eficiência energética do motor.

7. Qual é a redução de consumo oferecida pela gasolina atual?

A redução do consumo que a gasolina oferece depende, principalmente, do motor e do veículo. De acordo com os testes realizados no Centro de Pesquisas da Petrobras – Cenpes, a melhoria de consumo média foi de cerca de 4% a 6% para aqueles veículos testados e as duas gasolinas utilizadas.

8. O que é eficiência energética? Qual é a relação entre eficiência energética e redução do consumo?

Eficiência energética é a capacidade do motor de combustão interna de transformar a energia química do combustível em energia mecânica. Afinal de contas, nem toda a energia vira movimento, pois há muitas perdas por causa do atrito, calor, etc. Nos motores do ciclo Otto atuais, essa eficiência é de aproximadamente 25 a 30%.

Para atingir a eficiência energética projetada, os motores precisam de um combustível que possa fornecer uma quantidade de energia adequada para que o consumidor perceba a redução de consumo. Com uma gasolina de maior massa específica, haverá uma maior massa para um mesmo volume de combustível injetado no motor. Isso gera mais energia na combustão e permite que se rodem mais quilômetros com o mesmo volume de combustível, reduzindo o consumo.

Principais dúvidas sobre as gasolinas da Petrobras

A Petrobras ajustou seus processos operacionais para que a gasolina produzida em suas refinarias chegasse às distribuidoras com octanagem RON 93 desde 03 de agosto de 2020. Este foi um movimento que antecipou a exigência da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis), a qual entrou em vigor em 2022.

O limite de densidade da gasolina também já é atendido com valores típicos desde a publicação da especificação pela ANP.

9. Como está a gasolina da Petrobras comparada às gasolinas dos países desenvolvidos?

Nossa gasolina possui 27% de etanol anidro, o que faz dela uma gasolina diferente de todas as gasolinas do mundo. Porém, estamos aprimorando a gasolina para que seja mais próxima da qualidade praticada na Europa e nos Estados Unidos.

Todas as gasolinas comercializadas no Brasil devem atender às especificações da ANP.

10. A gasolina produzida pela Petrobras, que atende à última especificação, é uma gasolina aditivada?

Não, as gasolinas comum e Premium produzidas pela Petrobras são comercializadas para as distribuidoras sem a adição de etanol ou de pacotes de aditivos, que ficam a cargo destas.

11. As gasolinas Comum e Premium continuam com uma porcentagem de etanol anidro? 

Sim, Comum com 27%, e Premium com 25% de etanol anidro.

Quer conhecer mais sobre as especificações das gasolinas e outros produtos Petrobras?

A adoção antecipada da especificação da gasolina vigente comprova nossa busca constante pelo aprimoramento de produtos existentes para oferecer mais qualidade e criar novas soluções em direção a um mercado de baixo carbono. Conheça outros de nossos produtos!

Conheça os principais produtos da Petrobras.

Notas
;

Leia também

Link da Notícia 28315 Pessoa com as mãos entrelaçadas em sala de tribunal enquanto discute novo acordo
Nossas Atividades
O que é Cessão Onerosa? Tire todas as suas dúvidas!
Artigo
5 min
Link da Notícia 28317 Fotografia de bomba de gasolina abastecendo carro.
Nossas Atividades
Especificação da gasolina: tire todas as suas dúvidas
Artigo
3 min
Link da Notícia 28323 Plataforma de exploração e produção de gás natural em mar aberto
Nossas Atividades
A descoberta de um campo de petróleo e gás em 5 etapas
Artigo
3 min
Link da Notícia 28328 Foto da plataforma de perfuração SS-69, da Petrobras.
Nossas Atividades
Poços de petróleo: o que são, quais tipos e como nomeá-los
Infográfico
5 min
Link da Notícia 28331 Navio-plataforma FPSO Cidade de Angra dos Reis, da Petrobras, no campo de Tupi.
Nossas Atividades
Tupi: conheça 8 curiosidades sobre o campo mais produtivo do pré-sal
Artigo
7 min
Link da Notícia 28333 Foto aérea de um rio cortando a floresta amazônica, representando os compromissos ambientais da Petrobras no Brasil.
Nossas Atividades
Conheça os compromissos ambientais da Petrobras para reduzir a pegada de carbono
Artigo
5 min
Link da Notícia 28336 Uma menina criança e outra menina adolescente, ambas negras, fazendo experimentos científicos.
Nossas Atividades
Futura cientista: 6 dicas para estimular mulheres na ciência
Artigo
4 min
Link da Notícia 28339
Nossas Atividades
Confira as cinco etapas de como é feita a gasolina
Infográfico
6 min




Canais

Acessibilidade

Faça uma busca:

Buscar

Sugestões de busca

Link de exemplo
Ícone do botão /documents/d/nossa-energia/chevronright-svg?download=true Exibir mais resultados
Ícone de carregamento

Mais pesquisados

Preço dos combustíveis

Pré-Sal

Time Petrobras

Escolha um Canal:

Acessibilidade

Alto-Contraste

Desligado

Ligado

Texto Grande

Desligado

Ligado

Idioma:

Selecione um idioma: