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Você conhece as partes que formam um skate?

Vem com a gente descobrir não só como um skate é formado, mas a diferença que cada parte pode fazer!

Atualizado em 17/10/2024

Postado em 17/10/2024

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Não seria exagero dizer que, hoje, o Brasil também é o país do skate. De esporte underground que teve sua primeira competição nacional realizada no Rio de Janeiro nos anos 1970 até o os dias atuais, quando competições, como o Mundial de Roma, tiveram brasileiros e brasileiras como campeões em três das quatro categorias possíveis, é inegável o crescimento da modalidade em solo brasileiro.

Mas ainda que a história do skate brasileiro já esteja repleta de grandes nomes, que vão desde Sérgio Negão e Bob Burnquist até Rayssa Leal e Augusto Akio, passando por Letícia Buffoni e Sandro Dias, o Mineirinho, a maior parte dos brasileiros ainda não está tão familiarizada assim com a linguagem do esporte. 

O que é um shape? Qual o tamanho certo das rodinhas? Aquilo ali é uma lixa?

Então vem com a gente entender quais são as partes que formam um skate e qual a importância de cada uma delas!

A primeira parte é o shape, ou deck, que é basicamente aquele pedaço de madeira que serve como base para o skate. Normalmente composto por 7 lâminas, que podem ser de madeira mas também de bambu ou ter fibra de vidro em sua composição. Sua parte da frente é conhecia como "nose", que pode ser traduzido como "nariz", e a parte de trás é o "tail", ou "rabo".

O tamanho dele varia dependendo do tipo de modalidade e de terreno, com um shape mais fino indicado para praticantes da modalidade street, facilitando manobras mais técnicas; um shape médio sendo normalmente usado pra quem vai variar muito de terreno, indo desde ruas e calçadas até minirampas; e o shape mais largo sendo normalmente associado à modalidade vertical, ou até mesmo downhill, já que garante mais estabilidade para o skatista.

Os eixos ou trucks (ou até mesmo "trecos") são responsáveis por prender as rodinhas no skate, através de 8 parafusos e 4 porcas, todos normalmente feitos de uma liga de alumínio. Normalmente, quanto maior o truck, mais estabilidade e controle o skatista tem, porém também é maior o peso do skate.

As rodinhas ou "wheels" são normalmente feitas de poliuretano, um tipo bem sólido e resistente de plástico, e podem ser escolhidas pelo cruzamento dos critérios de tamanho, dureza, altura do skatista e tamanho do shape. 

Rodinhas menores são recomendadas para ruas e skateparks, enquanto rodas de tamanho médio são para ambientes mais variados, e as rodas maiores são reservadas para shapes grandes ou ambientes íngremes, como ladeiras e estradas de terra. Já a dureza vai desde rodinhas mais "moles", para skates largos e pisos irregulares, até rodinhas mais duras, para superfícies bem lisas como rampas.

Os rolamentos ou "bearings" são peças essenciais para que as rodinhas girem de forma suave e sem o risco de travar, o que prejudicaria a realização das manobras. Cada skate tem 8 deles, dois por roda, e esses pequenos anéis de metal normalmente são feitos de alumínio e podem vir também com um espaçador para manter a distância entre os rolamentos e garantir a velocidade, e um desgaste, igual entre as rodas.

Griptape ou apenas lixa é o nome dado para a camada áspera que fica em cima do shape. A função dela? Garantir que exista aderência (o chamado "grip") entre a sola do calçado do skatista e o shape, garantindo equilíbrio, estabilidade e segurança para o skatista, além de garantir que não haja desgaste da própria madeira do shape.

E aí, quer aprender ainda mais sobre skate? A gente também! Por isso, a gente pediu ajuda para o campeão mundial e medalhista olímpico do skate park Augusto Akio, o "Japinha" do nosso Time Petrobras, para entender melhor não só das partes do skate como também das manobras mais populares. E, claro, ainda conferir o que vem acontecendo de legal no STU, um dos maiores eventos do skate mundial – e que acontece com o nosso patrocínio!

Vem com a gente que vai ser radical!
 

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