5 curiosidades sobre produtos sustentáveis que parecem ficção
Asfalto com capacidade rejuvenescedora, combustível de aviação menos poluente e muito mais. Conheça curiosidades sobre produtos sustentáveis!
Uma nova geração de produtos mais sustentáveis já é realidade. São produtos com menor pegada de carbono, fruto de pesquisa e inovação. Talvez por isso mesmo eles sejam repletos de curiosidades. Já imaginou que se possa plantar combustível, que sejam tão ou mais eficientes que os tradicionais?
Então, continue a leitura e surpreenda-se!
O que são produtos sustentáveis?
Produtos sustentáveis são aqueles produzidos para minimizar o impacto no meio ambiente.
Segundo a ONU (Organização das Nações Unidas), o objetivo do desenvolvimento sustentável é “acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade, equilibrando progresso econômico, inclusão social e proteção ambiental para as gerações atuais e futuras”.
Na prática, significa:
- Substituir parte ou toda matéria-prima nova por reciclada.
- Optar por usar materiais de fontes renováveis.
- Elaborar processos que liberem menos gases de efeito estufa para a atmosfera. Ou seja, produzir produtos de baixo carbono.
- Considerar o uso e desenvolvimento de energia mais limpa, mas garantindo que todos tenham acesso, colaborando para a transição energética justa.
- Conceder boas condições de trabalho para os envolvidos na produção.
- Ter ações que combatam a desigualdade e gerem emprego e renda.
Curiosidades de produtos sustentáveis
Nesta jornada de produzir com mais sustentabilidade, há fatos que parecem mentira, mas são apenas curiosidades. Também diríamos que é inacreditável se não víssemos o desenvolvimento de produtos sustentáveis em nossa companhia.
Curiosidade 1: já temos um diesel mais sustentável com certificação internacional de peso
O nome dele é: Diesel R. Uma mistura de diesel mineral com parte da sua composição renovável, a partir de óleo vegetal ou gordura animal. A redução de emissão de gases poluentes é de 60 % na parte renovável. Curioso e incrível, não é mesmo?
Não é à toa que a Refinaria Getúlio Vargas (Repar) e a Refinaria Presidente Bernardes - Cubatão (RPBC), responsáveis pela produção do Diesel R, receberam a certificação ISCC (International Sustainability Carbon & Certification). É uma das mais importantes do mundo, avalia a emissão de gases do efeito estufa e toda a cadeia produtiva. Também é uma garantia de que a matéria-prima usada na parte renovável é de fato mais sustentável.
Curiosidade 2: já temos um combustível para navios com parcela de resíduos do agro
A preocupação com combustíveis mais sustentáveis chegou às embarcações. O setor marítimo é responsável por 3 % das emissões de gases do efeito estufa, segundo a Fundação Getúlio Vargas. Na Europa, já há uma exigência para reduzir essa quantidade para 2 %.
E nós podemos contribuir. O bunker com parte do conteúdo renovável, nosso VLS B24, é 24 % renovável. Uma parcela da matéria-prima vem dos resíduos da agroindústria. Ainda é uma porcentagem pequena, porém, é um começo.
Curiosidade 3: já temos o primeiro combustível sustentável para aviões 100% brasileiro
A ideia de reduzir a pegada de carbono na aviação não é coisa de novela. Nós produzimos um combustível mais sustentável de aviação, o SAF, que não requer nenhuma adaptação nas aeronaves. Ou seja, já pode ser usado. E esse é para ter orgulho de ser brasileiro, o combustível é 100 % brazuca.
Produzido com matérias-primas residuais, nos antecipamos à Lei do Combustível do Futuro que exige a adoção do SAF a partir de 2027. Afinal, quanto antes adotarmos produtos sustentáveis, melhor para o planeta e para todos nós.
Curiosidade 4: já temos um combustível mais sustentável para aviões que reduz as emissões de gases em mais de 80% na parcela renovável
O SAF tem tantas vantagens curiosas que não cabe em um só tópico. Ele reduz em mais de 80 % a emissão de gases do efeito estufa na parcela sustentável. Isso é muito importante, já que 3 % das emissões de carbono vêm da aviação.
O Governo do Brasil, inclusive, alega que o SAF é uma das soluções para reduzir esse percentual. A gente fica todo orgulhoso de contribuir com uma aviação mais sustentável com um SAF brasileiro. Viajar já é bom, com uma pegada de carbono menor, é maravilhoso!
Curiosidade 5: já temos um produto asfáltico que permite o aumento do uso de material reciclado na pavimentação
Quando era criança você também ficava maravilhado em como aquele líquido preto, o asfalto, se transformava em pavimento? Vai ficar ainda mais com o CAP Pro AP. Se já é interessante ver asfalto se transformar em pavimentação, imagine um produto que permite a incorporação de material reciclado virar pavimento?
É isso mesmo, e olha, ele ainda possui capacidade rejuvenescedora, incorporando o conceito de economia circular e propiciando a redução de custos da pavimentação.
Curiosidade 6: já temos um material para pavimentação mais sustentável, com aplicação mais ágil e melhor para o trabalhador
O CAP Pro W permite a liberação da pista mais rápida quando comparado ao CAP convencional. Na aplicação do convencional, são duas horas, em média. Já no CAP Pro W, esse tempo diminui para meia hora, aproximadamente. O CAP Pro W também permite a aplicação do pavimento em dias muito frios, o que não é possível com o asfalto tradicional.
Além disso, o CAP Pro W é menos nocivo para o trabalhador, pela menor exposição do colaborador a menos calor e fumos durante o processo de aplicação.
Ou seja, com o CAP Pro W, temos vários aspectos de sustentabilidade contemplados, incluindo a saúde do trabalhador.
Gostou das curiosidades sobre nossos combustíveis mais sustentáveis? Você também vai gostar de conhecer melhor o campo de pré-sal mais produtivo do Brasil, com muitos fatos pra lá de curiosos. Veja!
Leia também
Faça uma busca:
Sugestões de busca
Mais pesquisados
Preço dos combustíveis
Pré-Sal
Time Petrobras
Escolha um Canal:
Navegue nas Seções:
Acessibilidade
Idioma:
Selecione um idioma: