Biogás: o combustível que nasce dos gases da bactéria
A partir dos gases de bactérias, surge o biogás, matéria-prima para produção de biocombustíveis. A substância também tem outras aplicações. Veja!

Existem vários jeitos possíveis de explicar a mesma coisa. Você pode dizer que o biogás surge da fermentação anaeróbia de matéria orgânica, uma explicação perfeitamente correta do ponto de vista acadêmico e científico. Ou você pode dizer, por exemplo, que o biogás surge do pum de uma bactéria que comeu cocô, o que não deixa de ser cientificamente correto, mas é bem mais engraçado de imaginar.
Então vem com a gente entender melhor o que é o biogás, como ele é uma opção de combustível sustentável e onde o pum de bactéria entra nessa história.
O que é biogás e como é produzido?
Antes de qualquer coisa, é preciso dizer que o biogás é uma dessas fontes de energia que já existem naturalmente no nosso planeta. Se tiver um caldo com matéria orgânica, bactérias anaeróbias e um ambiente onde o oxigênio não consegue chegar, ela vai acontecer. Pode ser um pântano, o fundo de um copo de água ou até mesmo o intestino de um animal.
É aí que essas bactérias pegam essa matéria orgânica - que pode ser resto de comida, pedaço de madeira ou até mesmo esterco de animais - e trabalham na sua decomposição, causando uma fermentação que solta esse chamado biogás, composto em maior quantidade por metano (CH4) e gás carbônico (CO2). Ou seja, é nessa hora que a bactéria come mesmo cocô e sai por aí dando puns que são um novo combustível.
Domesticando as bactérias
Como a gente não pode ficar dependendo da boa vontade das bactérias para conseguir combustível, surgiram os biodigestores, sistemas capazes de converter matéria orgânica em biogás, biometano e fertilizante orgânico, utilizando de maneira sistematizada o potencial dessas bactérias.
Um ramo de energia cheio de potencial, com várias vantagens. A produção de biogás ajuda na gestão de resíduos sólidos urbanos e industriais, reduzindo a demanda por aterros sanitários, e também reaproveita de forma sustentável os resíduos do agronegócio. Além disso, pode contribuir para a redução das emissões de gases de efeito estufa, enquanto energia gerada com menor pegada de carbono, diminuir a produção de fertilizantes e se estabelecer como importante fonte de energia renovável num futuro próximo.
Para que serve o biogás?
Os biocombustíveis são uma das possibilidades de uso do biogás como matéria-prima. Mas ele também permite gerar energia elétrica e térmica; produzir calor para aquecer ambientes e caldeiras, entre outros.
O que o biogás tem a ver com a Petrobras e a transição energética?
E como parte do nosso compromisso com a Transição Energética Justa, nós já estamos atentos ao potencial do biogás e dos seus derivados. Seja por meio de ações como a chamada de propostas para aquisição de biometano, visando descarbonizar nossas operações, sejam as conversas com parceiros comerciais para a criação de plantas industriais para a produção dessa fonte de energia.
Porque a transição energética justa, aquela que não deixa ninguém pra trás, é essencial para o futuro do país e do planeta, e nós estamos fazendo a nossa parte por ela, seja no pré-sal, na energia eólica offshore ou até mesmo na energia gerada pelo pum das bactérias.
Novas possibilidades de geração energética
A geração de energia a partir de resíduos orgânicos é uma das possibilidades para a substituição dos combustíveis fósseis. Porém, há muitas outras formas inovadoras de diversificar a matriz energética. No podcast “Nossa Energia”, mostramos quais são as possibilidades e discutimos outros assuntos relacionados à transição energética justa. Acesse!
Leia também








Escolha um Canal:
Navegue nas Seções:
Acessibilidade
Idioma:
Selecione um idioma: