Cinco curiosidades pra você conhecer a Copa Truck

Conheça mais sobre a Copa Truck e o papel da Petrobras como patrocinadora e fornecedora de combustíveis pra essa importante categoria do esporte motor

Atualizado em 15/10/2024

Postado em 15/05/2024

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Todo mundo sabe que o brasileiro é apaixonado por corridas. Temos uma tradição de grandes pilotos, com nomes como Rubinho Barrichello e Ayrton Senna, temos diversas competições nacionais nas mais diversas categorias e temos até mesmo um filme da franquia "Velozes e Furiosos" que se passa no Rio de Janeiro, e você pode ter certeza que Dominic Toretto não pisaria num país que não levasse a velocidade a sério.
Somos um povo que gosta de kart, que ama corridas de carros de passeio, que lota autódromos em todo o país e que também é apaixonado por essa categoria um pouco mais recente, mas não menos emocionante, que são as corridas de caminhão.
 

Mas quando isso começou?

O ano era 1987 quando o caminhoneiro Aurélio Batista Félix e o jornalista português Francisco Santos decidiram organizar a primeira corrida da categoria. Esse primeiro campeonato brasileiro já nasceu grande, com 35 pilotos e um público de 20 mil torcedores.
Com o tempo, a categoria evoluiu e ganhou popularidade, sendo hoje a Copa Truck a principal categoria de corrida de caminhões no Brasil, com 36 pilotos, de 12 equipes, para a disputa de 9 etapas durante o ano, com duas corridas por etapa nas classes Pro e Super Elite.

 

E qual é a diferença entre esses caminhões e um caminhão normal?

A primeira, e mais fácil de notar, é a altura: se um caminhão normal chega a medir 3,6 metros, os veículos da Copa Truck são bem mais "rebaixados", medindo cerca de 2,5 metros. Outra grande diferença, é claro, está na potência, com 1.000 cavalos, o dobro do encontrado em um caminhão médio de transporte.
Os freios também são diferentes, com pastilhas capazes de suportar freadas em velocidades acima dos 200 km/h! E não podemos esquecer dos pneus, com formato e calibragem especiais, mais baixos e carecas do que um veículo de estrada, para aumentar a aderência ao solo.
 

Mas e a segurança, cadê?

Todo cuidado é pouco pra quem está dentro de um caminhão a 200 km/h, então além da estrutura de um veículo normal, o caminhão da Copa Truck tem as barras de proteção antirrolagem, uma espécie de "gaiola" que oferece proteção extra ao piloto, o banco especial de corrida tipo "concha" e os cintos de segurança de cinco pontos, além de toda as vistorias realizadas por profissionais para garantir a segurança dos pilotos.

 

Lugar de mulher é no caminhão

 Na Copa Truck as mulheres têm sim seu espaço, com duas pilotos brigando pelo lugar mais alto do pódio. Além de Débora Rodrigues, uma das pioneiras do esporte, a categoria conta hoje também com Bia Figueiredo, que já disputou desde a Fórmula 3 Sul-Americana até as 500 Milhas de Indianápolis.

 

Tem velocidade e tem sustentabilidade

E se tem velocidade e tecnologia, você sabe que nós vamos estar lá. Por isso, além de patrocinar a Copa Truck, também somos a fornecedora oficial de combustível da categoria, com todas as equipes do grid utilizando nosso novo Diesel R, um combustível produzido com conteúdo renovável, que reduz a emissão de poluentes e melhora o desempenho dos motores. Uma inovação premiada e que faz parte do nosso compromisso com uma transição energética justa, que garanta a energia que o brasileiro precisa.

 

Não é uma cilada, Bino

E aí, ficou curioso com a Copa Truck? Você pode entrar no site da competição clicando aqui. Quer saber mais sobre nossas ações de patrocínio? Clique aqui. Quer conhecer melhor nossos novos combustíveis? Clique aqui!

 

 

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