Cinco curiosidades pra você conhecer a Copa Truck
Conheça mais sobre a Copa Truck e o papel da Petrobras como patrocinadora e fornecedora de combustíveis pra essa importante categoria do esporte motor
Caminhões na pista da Copa Truck
Todo mundo sabe que o brasileiro é apaixonado por corridas. Temos uma tradição de grandes pilotos, com nomes como Rubinho Barrichello e Ayrton Senna, temos diversas competições nacionais nas mais diversas categorias e temos até mesmo um filme da franquia "Velozes e Furiosos" que se passa no Rio de Janeiro, e você pode ter certeza que Dominic Toretto não pisaria num país que não levasse a velocidade a sério.
Somos um povo que gosta de kart, que ama corridas de carros de passeio, que lota autódromos em todo o país e que também é apaixonado por essa categoria um pouco mais recente, mas não menos emocionante, que são as corridas de caminhão.
Mas quando isso começou?
O ano era 1987 quando o caminhoneiro Aurélio Batista Félix e o jornalista português Francisco Santos decidiram organizar a primeira corrida da categoria. Esse primeiro campeonato brasileiro já nasceu grande, com 35 pilotos e um público de 20 mil torcedores.
Com o tempo, a categoria evoluiu e ganhou popularidade, sendo hoje a Copa Truck a principal categoria de corrida de caminhões no Brasil, com 36 pilotos, de 12 equipes, para a disputa de 9 etapas durante o ano, com duas corridas por etapa nas classes Pro e Super Elite.
E qual é a diferença entre esses caminhões e um caminhão normal?
A primeira, e mais fácil de notar, é a altura: se um caminhão normal chega a medir 3,6 metros, os veículos da Copa Truck são bem mais "rebaixados", medindo cerca de 2,5 metros. Outra grande diferença, é claro, está na potência, com 1.000 cavalos, o dobro do encontrado em um caminhão médio de transporte.
Os freios também são diferentes, com pastilhas capazes de suportar freadas em velocidades acima dos 200 km/h! E não podemos esquecer dos pneus, com formato e calibragem especiais, mais baixos e carecas do que um veículo de estrada, para aumentar a aderência ao solo.
Mas e a segurança, cadê?
Todo cuidado é pouco pra quem está dentro de um caminhão a 200 km/h, então além da estrutura de um veículo normal, o caminhão da Copa Truck tem as barras de proteção antirrolagem, uma espécie de "gaiola" que oferece proteção extra ao piloto, o banco especial de corrida tipo "concha" e os cintos de segurança de cinco pontos, além de toda as vistorias realizadas por profissionais para garantir a segurança dos pilotos.
Lugar de mulher é no caminhão
Na Copa Truck as mulheres têm sim seu espaço, com duas pilotos brigando pelo lugar mais alto do pódio. Além de Débora Rodrigues, uma das pioneiras do esporte, a categoria conta hoje também com Bia Figueiredo, que já disputou desde a Fórmula 3 Sul-Americana até as 500 Milhas de Indianápolis.
Tem velocidade e tem sustentabilidade
E se tem velocidade e tecnologia, você sabe que nós vamos estar lá. Por isso, além de patrocinar a Copa Truck, também somos a fornecedora oficial de combustível da categoria, com todas as equipes do grid utilizando nosso novo Diesel R, um combustível produzido com conteúdo renovável, que reduz a emissão de poluentes e melhora o desempenho dos motores. Uma inovação premiada e que faz parte do nosso compromisso com uma transição energética justa, que garanta a energia que o brasileiro precisa.
Não é uma cilada, Bino
E aí, ficou curioso com a Copa Truck? Você pode entrar no site da competição clicando aqui. Quer saber mais sobre nossas ações de patrocínio? Clique aqui. Quer conhecer melhor nossos novos combustíveis? Clique aqui!
Leia também
Escolha um Canal:
Navegue nas Seções:
Acessibilidade
Idioma:
Selecione um idioma: