30 releituras de cartazes de filmes nacionais por ilustradores brasileiros
O nosso cinema está cada vez mais POP. Por isso, sucessos das telonas foram reimaginados e apresentados, primeiramente, na CCXP.
“Se eu fosse você”, “Ó paí, ó” e “Saneamento Básico” foram alguns dos filmes com releitura dos cartazes.
Que os filmes brasileiros são populares, a gente já sabe. Nós já contribuímos, com nosso patrocínio, para mais de 600 obras chegarem às telonas e conquistarem o coração do espectador. E para celebrar este número, propusemos que 30 deles fossem reimaginados por ilustradores.
As releituras mostram outras camadas dos filmes e revelam o quanto nossos ilustradores, quadrinistas e designers são criativos. Confira!
Pôsteres da comédia nacional
11 filmes de comédia do Brasil ganharam novos cartazes:
- Carlota Joaquina - Princesa do Brasil por Germana Viana: a desenhista e roteirista de desenhos animados destacou Carlota Joaquina e a menininha Yolanda com seu avô, a criança que escuta a história contada no filme, com a qual Germana se identifica.
- Tieta do Agreste por Magô Pool: a ilustradora é conhecida pela crítica social e dar voz a personagens fora dos padrões, assim como Tieta do Agreste, personagem principal do filme que Magô fez a releitura.
- Deus É Brasileiro por Isadora Zeferino: a ilustradora focou nas cores e belezas do Brasil, vistas pelo prisma dos protagonistas improváveis do filme, como ela definiu. Isadora já trabalhou em empresas como Amazon, Disney, Faber Castell e Riot Games.
- Lisbela e o Prisioneiro por João Marcos: a ilustração do artista lembra xilogravura, remetendo à cultura nordestina, onde o filme passa. João Marcos é autor de vários quadrinhos infantis e foi roteirista da Maurício de Sousa Produções por 16 anos.
- O Coronel e o Lobisomem por Cecília Ramos: a ilustradora está à frente do perfil @cartumente e conta que viu o filme ainda criança e que relembra da história de tempos em tempos. Fez trabalhos para Ambev, Netflix, Level Up!, EBAC, Alexa e Pfizer.
- O Casamento de Romeu e Julieta por Nathanna Érica: a ilustradora reimaginou o filme como uma animação. Ela ilustra muitos contos de fadas e histórias antigas, de autores clássicos, como Shakespeare, que inspirou o filme.
- Se Eu Fosse Você por Cris Eiko e Paulo Crumbim: os ilustradores têm trabalhos conjuntos e individuais além de vários prêmios. Assim como os protagonistas do filme, são um casal. Na releitura, deram corpo às consciências acordando nos corpos trocados.
- Ó Paí, ó! por Jey Nunes: as obras da ilustradora combinam narrativa, estilo e representatividade. A estética é marcada por cartoons dos anos 90, assim como a releitura do filme Ó Paí, ó!. Tem projetos com a Disney, Marvel Studios e Chiaroscuro Studios.
- Saneamento Básico, O Filme por Pedro Cobiaco: o ilustrador revisitou o filme trazendo vários elementos da obra. Pedro tem a obra reconhecida não só no Brasil, como em países como Portugal, Itália e EUA. Trabalhou para DC Comics, Titan e Crunchyroll.
- O Bem Amado por Gilmar: da mesma forma que o filme, o cartunista traz em seu trabalho críticas à política brasileira. A releitura mostra bem o humor ácido da obra e do trabalho do Gilmar, que é multipremiado.
- O Cheiro do Ralo por Gabriel Fonseca: o ilustrador de quadrinhos focou no olho que viu de quase tudo e no ralo, dois elementos centrais do filme. Fonseca foi criado no subúrbio carioca e vem se destacando no cenário artístico.
Cartazes de filmes brasileiros de drama ilustrados
- O Quatrilho por Marcelli Ibaldo: o filme se passa em uma cidade parecida com a que o ilustrador cresceu. Isso influenciou a releitura do cartaz em aquarela. O ilustrador começou na arte aos 11 anos e é multipremiado.
- Bicho de 7 cabeças por Alex Shibao: o ilustrador tem trabalhos reconhecidos no Brasil e exterior, com indicações a prêmios. Para a releitura do cartaz do filme, trouxe a figura do protagonista várias vezes, mostrando as camadas da história retratada..
- Cidade de Deus por Alê Magalhães: o currículo do ilustrador inclui contribuição em vários filmes e séries como produtor gráfico de audiovisual. Na releitura de Cidade de Deus, ele destacou a galinha, uma cena icônica do filme, que simboliza como presas óbvias sobrevivem de formas surpreendentes.
- Besouro por Jefferson Costa: convicto da importância da valorização da cultura afro-brasileira, fez uma releitura do filme que destacou os personagens principais com grande expressividade nos traços.
- Carandiru por André Meister: o ilustrador e concept art é conhecido pelas cenas em movimento e pinceladas rebeldes, o que ficou evidente na releitura do cartaz em que ele mostra que os presos não tinham identidade durante o massacre.
- Estômago por Fabrício Cabral: tem uma atuação versátil, principalmente na publicidade. Sua arte é influenciada por quadrinhos e filmes dos anos 80 e 90, o que também ficou marcado na releitura do cartaz de Estômago.
- O Agente Secreto por Dyo: a ilustradora conta histórias dramáticas, monstruosas e LGBTQIAPN+. Capricha nas cores e texturas, como fez na releitura do cartaz, que traz a icônica cena do personagem principal de O Agente Secreto no orelhão.
- Bacurau por Amanda Miranda: autora de histórias em quadrinhos e ilustrações, foi premiada no Jabuti 2025, Amanda usou um esquema escuro lembrando do pássaro noturno que dá nome à cidade e ao filme, destacando os principais personagens.
- Aquarius por Talessak: reconhecida com premiações e indicações a prêmios, Talessak é especialista em animação clássica, o que dá o tom da releitura do cartaz. As ondas e água são como o vai e vem das profundezas das memórias de Clara, a protagonista.
- Meu nome não é Johnny por Dalton Cara: infografista premiado, é diretor de arte na ESPN Disney e cria projetos em quadrinhos para o Brasil e exterior. Na releitura, trouxe as diferentes fases do personagem principal.
- Serra Pelada por Alexandre Nascimento: atua no Brasil e Europa. Assinou trabalhos para a DC Comics e MCFarlane Toys. No cartaz, retratou milhares de trabalhadores ao fundo, sinalizando as pessoas que foram atrás de fortuna, e os personagens principais em primeiro plano.
- O Homem que Copiava por Isaac Santos: com influência de mangás, animes, arte de jogos e cultura urbana, Isaac é designer, ilustrador e quadrinista independente com várias indicações ao HQ Mix. Na releitura, trouxe vários elementos do filme, proporcionando uma leitura dos diversos aspectos da obra.
- Malês por Hugo Canuto: arquiteto, artista visual e autor de histórias em quadrinhos, com premiações como o Jabuti. Tem como foco a relação entre arte, cultura e mitos do Brasil, África e América Latina, o que ficou em destaque na releitura do cartaz.
Releitura de cartazes de filmes infantis
Os filmes infantis não ficaram de fora da releitura:
- Tainá - Uma Aventura na Amazônia por Márcio Hum: natural de Belém (PA), onde a floresta está, retratou a protagonista, com o macaquinho que roubou a cena no filme, além de outros elementos da obra.
- O Menino Maluquinho por Guilherme de Sousa: o ilustrador já desenhou vários personagens do universo infantil e para a releitura trouxe toda a bagagem para retratar um clássico brasileiro.
- O Menino e o Mundo por Ju Loyola: a quadrinista e ilustradora faz parte da comunidade surda e tem desenvolvido histórias silenciosas (sem falas). Na releitura do cartaz, também não é preciso uma palavra para entender a grandeza da história.
Novos pôsteres para documentários e biografias
- Lixo Extraordinário por Rodrigo Ovelha: além de artista, atua em iniciativas de inclusão. Autista, destaca que o documentário revela detalhes que às vezes passam despercebidos, como a alegria, mesmo em ambientes com poucos recursos, evidentes em sua releitura.
- Raul - O Início, o Fim e o Meio por Angeli: o grande mestre das charges, homenageado na CCXP por nós, também nos contemplou com a releitura da biografia de Raul Seixas, qualquer semelhança com os personagens Wood e Stock é mera coincidência?
- Gonzaga, de Pai para Filho por Orlandelli: na ativa há muitas décadas e colecionando prêmios, Orlandelli retratou o contraste entre o pai Luiz Gonzaga e o artista, o preto e branco X colorido simbolizam isso.
Saiba mais sobre o cinema nacional
Também é apaixonado por cinema? Saiba mais sobre filmes brasileiros que fizeram história e tiveram o nosso apoio!
Leia também
Faça uma busca:
Sugestões de busca
Mais pesquisados
Preço dos combustíveis
Pré-Sal
Time Petrobras
Escolha um Canal:
Navegue nas Seções:
Acessibilidade
Idioma:
Selecione um idioma: