História dos eSports: dos arcades até a Petrobras no Prêmio eSports Brasil
Dos arcades às competições com milhares de pessoas. Descubra essa história e como apoiamos os eSports com o projeto Energia do Game Petrobras.

Nascidas há mais de 50 anos e popularizadas nas lan houses, as competições de e-sports hoje reúnem milhões de pessoas ao redor do mundo.
Difícil saber se nos anos 70, quando os primeiros jogadores se reuniram para torneios de videogame envolvendo disputas de "Space Invaders" ou "Asteroids", eles imaginavam o tamanho do level up que os esportes virtuais iriam atingir com o tempo. Porque o que antes eram pequenas disputas entre alguns poucos jogadores, hoje se tornou um mercado bilionário onde atletas famosos competem diante de audiências ao redor do mundo.
E o território dos jogos eletrônicos já é familiar para a gente, claro. Isso porque estamos na segunda edição do "Energia do Game Petrobras", um projeto que combina desafio, game e cultura digital para oferecer oportunidades para criadores de conteúdo do universo gamer.
Mas como todo bom jogo, a história dos eSports teve muitas fases.
Anos 70 e 80: os primeiros torneios e transmissões de eSports
A primeira competição de videogame de que se tem registro aconteceu em 1972, na Universidade Americana de Stanford, com cinco participantes e teve como premiação uma assinatura de revista. Poucos anos depois, as próprias produtoras dos jogos não demoraram a perceber o interesse despertado pelos torneios e começaram a realizar suas próprias versões, com prêmios que iam de rádios a televisões.
Essas competições se tornaram muito populares durante a chamada "era de ouro dos arcades", aqueles videogames em formato de gabinete que funcionavam com moedas e eram muito populares nos anos 70 e 80. Essa popularização já gerava competições com mais de um milhão de participantes em 1984, assim como as primeiras transmissões televisivas de torneios, nas quais os competidores tentavam superar uns aos outros na pontuação de máquinas de estilo arcade.
Anos 90 e 2000: ascensão dos jogos on-line e da popularidade dos eSports
Foi nos anos 90 que dois fatores levaram a um crescimento ainda maior das competições virtuais. O primeiro foi o jogo "Street Fighter II" ter popularizado o conceito de competição direta entre jogadores, com você não apenas "batendo" a pontuação do seu adversário, mas batendo diretamente nele, durante o jogo de luta.
→ Aliás, você sabia que o Street Fighter IV foi desenvolvido usando uma linguagem de programação desenvolvida pela PUC-RJ junto com a Petrobras?
Outro fator importante foi a ascensão dos jogos on-line, permitindo que competidores se enfrentassem em rede, de qualquer lugar do mundo. Um verdadeiro combo que mudou o nível de popularidade dos eSports no mundo — não que eles já tivessem esse nome, é claro, já que o termo só veio a ser cunhado nos anos 2000, quando tivemos os primeiros torneios realizados ainda nas chamadas lan houses. Alguns anos depois, os jogos virtuais já estavam reunindo multidões e suas transmissões mobilizavam cada vez mais pessoas.
Anos 2010: popularização dos atletas profissionais de eSports
Com novos atletas profissionais e também o surgimento do Campeonato Brasileiro de League of Legends (CBLOL), em 2012, as competições de eSports foram se tornando cada vez mais populares e ganhando mais atenção da mídia. Quer alguns exemplos?
- Em 2014, o Campeonato Mundial de League Of Legends reuniu mais de 40 mil pessoas na Coréia do Sul;
- Em 2015, os Estados Unidos criaram sua primeira arena esportiva totalmente dedicada aos eSports;
- Em 2022, a audiência global de jogos virtuais ultrapassou os 900 milhões de pessoas.
Para reconhecer os talentos envolvidos nesse processo, surgiu, em 2017, o Prêmio eSports Brasil, a principal premiação do gênero na América Latina. Nela são reconhecidos, em 27 categorias, quem transmite, cria conteúdo e ajuda a popularizar ainda mais os jogos eletrônicos no nosso país.
Como a Petrobras apoia os eSports?
Já ouviu falar do Energia do Game Petrobras? O projeto é um reality criado por nós para revelar e empoderar criadores de conteúdo gamer de todos os tamanhos, e logo na primeira edição já chegou a nove milhões de pessoas.
Agora, na segunda edição, além de todas as premiações já estabelecidas, que vão desde a mentoria com profissionais experientes até contratos remunerados e visibilidade nacional, os finalistas também irão participar da cerimônia oficial do Prêmio eSports Brasil. Uma experiência imersiva para conhecer alguns dos nomes mais importantes da área do país.
O projeto oferece oportunidades para que pessoas de todos o país transformem sua paixão pelos games em novas oportunidades, e reforça nosso compromisso de apoiar a energia dos atletas brasileiros nas diversas modalidades.
Quer participar do projeto Energia do Game Petrobras?
Participar da segunda edição do “Energia do Game” é a sua oportunidade de contribuir para essa longa história de conquistas dos jogos eletrônicos, que ganham cada vez mais espaço. Entre neste desafio:
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