Cinco filmes brasileiros com protagonistas negros que você precisa conhecer

Do documentário à ficção: confira filmes brasileiros que levam a representatividade negra e histórias marcantes para as telonas do país e do mundo.

Atualizado em 21/11/2025

Postado em 21/11/2025

Texto copiado!

O cinema, além de uma técnica e de uma arte, é também uma manifestação cultural. Através dessas sequências de imagens, é possível levar o público para o passado ou para o futuro, representar histórias reais ou apresentar mundos de pura fantasia, transportar quem assiste para locais que ela nunca conheceu ou permitir que ela veja sua própria cidade de uma maneira que jamais havia visto.

Num país como o nosso, que possui uma cultura tão rica e variada, o cinema pode também servir para que grupos historicamente silenciados ganhem representação na tela grande e levem suas histórias não apenas para todo o Brasil como também para o mundo. 

E, no Mês da Consciência Negra, queremos recomendar 5 filmes brasileiros com protagonistas negros, que vão do documentário à ficção, do Rio de Janeiro até a Bahia, dos tempos do império aos dias de hoje.

Cidade de Deus

Sucesso de público e de crítica, com quase 4 milhões de espectadores e indicado a 4 Oscars, o filme de 2002 narra a vida de diversos habitantes da Cidade de Deus, favela carioca que começou a se formar nos anos 1960. Contada sob o ponto de vista de Buscapé, o protagonista-narrador interpretado por Alexandre Rodrigues, a história reflete um período específico da história do Rio de Janeiro com um elenco majoritariamente negro, e é um exemplo de produção brasileira que atingiu grande exposição ao redor do mundo.

Aproximadamente 20 homens jovens, incluindo crianças, seguram armas na mão.
 

Pelé Eterno

Documentário de 2004 que conta a trajetória de Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, considerado o maior jogador de futebol de todos os tempos. Narrado de forma cronológica, o filme aborda a carreira do atleta através de seus jogos e títulos mais importantes, tanto por clubes quanto pela seleção, além de entrevistas com jogadores, amigos e familiares. Ao todo o filme apresenta 400 gols, 3 mil fotografias, 210 narrações de gols e 1500 manchetes de época de jornais do mundo inteiro, permitindo conhecer melhor um ícone do esporte mundial.

Ó Pai Ó

Longa-metragem de 2007 e estrelado em sua maioria pelo Bando de Teatro Olodum, essa comédia musical foi tão bem-sucedida que deu origem, alguns anos depois, a uma série de TV do mesmo nome. Ambientada em um cortiço de Salvador durante os últimos dias de carnaval, a série acompanha as aventuras dos diversos moradores do local, que se encontram em conflito com a síndica. Protagonizado por Lázaro Ramos, ganhou em 2023 uma continuação. 

Besouro

Filme de 2009 protagonizado pelo ator, artista marcial e capoeirista Ailton Carmo, "Besouro" conta a vida do também capoeirista Besouro Mangangá, que teria vivido nos anos 1920 e a quem são atribuídos feitos quase mitológicos, que vão desde ter o "corpo fechado" e não poder ser ferido com armas brancas ou de fogo, até literalmente se transformar em um besouro e sair voando. Com cenas de ação coreografadas por Huen Chiu Ku, que trabalhou em produções como "Kill Bill" e "O Tigre e o Dragão", o filme não apenas apresenta um personagem pouco lembrado da história nacional como é também um marco do nosso cinema de ação. 

Malês

A revolta dos Malês foi o maior levante de escravizados da história do Brasil, ocorrido em janeiro de 1835, em Salvador, durante o Primeiro Reinado. O filme de 2025, protagonizado por Antônio, Camila e Rocco Pitanga, aborda esse momento histórico pela ótica de dois jovens muçulmanos raptados na África e escravizados em nosso país, numa obra que destaca a importância da união entre diferentes povos, tribos e religiões.

O que mais esses filmes têm em comum?

Mas além de serem filmes brasileiros e serem protagonizados por atores e atrizes negros, você sabe o que mais esses filmes têm em comum? Todos contaram com patrocínio da Petrobras para que pudessem chegar até os cinemas. 

Porque nós acreditamos na energia da cultura brasileira e na importância de permitir que os brasileiros contem suas histórias, pra que elas possam alcançar não apenas outros brasileiros, mas cada vez mais pessoas ao redor do mundo. Por isso, nesses últimos 30 anos, patrocinamos mais de 600 filmes nacionais, das mais diversas regiões, dos mais diversos gêneros, com os mais diversos protagonistas.

→ Confira 13 filmes brasileiros que você precisa assistir (e foram patrocinados por nós)

Texto copiado!
Notas
;

Leia também

Link da Notícia Urucu: reflorestamento de espécies protegidas na Floresta Amazônica
Várias mudas de vegetação no entorno da base de Urucu.
Sustentabilidade
Urucu: reflorestamento de espécies protegidas na Floresta Amazônica
post type icon
Artigo
7 min
Link da Notícia Há 30 anos, a Petrobras é a maior parceira do cinema brasileiro
A fachada de um cinema chamado ESPAÇO PETROBRAS DE CINEMA com a palavra PETROBRAS em verde. A parte superior do edifício tem janelas e folhagem de árvores.
Sustentabilidade
Há 30 anos, a Petrobras é a maior parceira do cinema brasileiro
post type icon
Artigo
5 min
Link da Notícia Como a baleia jubarte se salvou da quase extinção
Uma baleia jubarte azul-escura salta vigorosamente para fora da água, revelando sua barbatana peitoral branca e espirrando água.
Sustentabilidade
Como a baleia jubarte se salvou da quase extinção
post type icon
Artigo
7 min
Link da Notícia A história do futebol feminino: do primeiro time à proibição e o cenário atual
Fotografia diurna mostrando as pernas de duas jogadoras de futebol correndo atrás de uma bola em um gramado.
Sustentabilidade
A história do futebol feminino: do primeiro time à proibição e o cenário atual
post type icon
Infográfico
13 min
Link da Notícia 13 filmes brasileiros que você precisa assistir (e foram patrocinados por nós)
Os atores Lázaro Ramos, Fernanda Torres e Wagner Moura. Há uma câmera em um tripé em frente a Lázaro, e Wagner usa uma fantasia com pelos.
Sustentabilidade
13 filmes brasileiros que você precisa assistir (e foram patrocinados por nós)
post type icon
Artigo
5 min
Link da Notícia Mochileiras 3ª temporada: a energia da cultura brasileira
Preta e Amora, apresentadoras do Mochileiras, temporada 3, lado a lado, ambas são mulheres pretas.
Sustentabilidade
Mochileiras 3ª temporada: a energia da cultura brasileira
post type icon
Websérie
5 min
Link da Notícia Peixe mero: maior garoupa do Atlântico é termômetro de saúde ambiental
Mergulhador próximo a um peixe maior do que ele, um peixe mero.
Sustentabilidade
Peixe mero: maior garoupa do Atlântico é termômetro de saúde ambiental
post type icon
Artigo
8 min
Link da Notícia Projetos socioambientais: do peixe-boi ao futuro da nossa biodiversidade
Astro – Projeto Viva o Peixe-Boi-Marinho — Petrobras Socioambiental
Sustentabilidade
Projetos socioambientais: do peixe-boi ao futuro da nossa biodiversidade
post type icon
Websérie
7 min