13 filmes brasileiros que você precisa assistir (e foram patrocinados por nós)
Mais de 600 filmes patrocinados em 30 anos. Essa história todo mundo vê. Conheça mais sobre o cinema brasileiro e os principais sucessos que apoiamos.

Lázaro Ramos, Fernanda Torres e Wagner Moura em uma cena do filme Saneamento Básico, patrocinado por nós.
O cinema brasileiro é especialista em contar histórias e também tem muita história pra contar. E muitas foram as fases desse cinema, seja com as chanchadas dos anos 50, o cinema novo dos anos 60 ou o cinema marginal do início dos anos 70, até uma profunda queda na produção durante os anos 80 e 90.
Em 1992, o cinema nacional chegou ao seu ponto mais baixo, quando apenas três filmes chegaram às telas. Mas você sabe como essa história começou?
Quando começou o cinema nacional?
A primeira exibição de cinema documentada no Brasil aconteceu em 1896, na qual oito filmes de um minuto cada mostraram o dia a dia de algumas cidades europeias. No ano seguinte, a cidade do Rio de Janeiro estreou o primeiro cinema brasileiro.
Espaços de exibição se expandiram no começo do século, a produção audiovisual começou a sair do eixo Rio-São Paulo e foram produzidos nossos primeiros longa-metragens. Nos anos 50, o Brasil chegou a ter sua própria grande empresa cinematográfica, a Vera Cruz, que produziu mais de 40 longa-metragens com "padrão hollywoodiano" de qualidade, mas com o talento que só o brasileiro tem.
Qual foi o primeiro filme do cinema nacional?
O primeiro filme nacional foi lançado em 1898: o “Ancoradouro de Pescadores na Baía de Guanabara”, filmado pelos irmãos Paschoal e Afonso Segreto. A filmagem foi feita a bordo de um navio no dia 19 de junho de 1898, que hoje é conhecido como o Dia do Cinema Brasileiro.
13 filmes brasileiros que todo mundo precisa assistir
- Carlota Joaquina, Princesa do Brazil: filme de 1995 que atingiu mais de um milhão de espectadores, é considerado um marco da retomada do cinema nacional.
- O Quatrilho: concorreu na categoria de Melhor Filme Estrangeiro no Oscar de 1996.
- Carandiru: considerado pela Associação Brasileira de Cinema um dos 100 filmes mais importantes da história do país.
- Bicho de Sete Cabeças: filme que lançou o ator Rodrigo Santoro ao estrelato e também está na lista de 100 filmes mais importantes da história do Brasil.
- Saneamento Básico: conta com a participação de alguns dos maiores nomes do cinema nacional, como Fernanda Torres, Wagner Moura, Camila Pitanga e Lázaro Ramos.
- Cidade de Deus: é o filme brasileiro com mais indicações ao Oscar (foram quatro!).
- O menino e o mundo: concorreu ao Oscar de Melhor Animação no Oscar de 2016.
- Como Nossos Pais: venceu seis prêmios no Festival de Gramado.
- Divinas Divas: venceu o prêmio de Melhor Filme no Festival do Rio de Janeiro.
- Bacurau: conquistou o mundo e levou para casa o Prêmio do Júri no Festival de Cannes.
- Aquarius: indicado a prêmios não só em Cannes, como também nos Estados Unidos e Espanha.
- Malês: estreou nos cinemas em 2 de outubro de 2025, retratando o maior levante de pessoas escravizadas na história do Brasil, e trouxe à atriz Camila Pitanga a Ordem do Mérito Cultural, maior honraria pública do país.
- O Agente Secreto: tem Wagner Moura no papel principal e estreia nos cinemas em novembro de 2025, mas já foi escolhido para representar o Brasil na busca por uma vaga no Oscar de 2026, na categoria Melhor Filme Internacional.
E sabe o que todos esses filmes têm em comum? Todos foram patrocinados pela Petrobras. Com esse apoio, ajudamos não só a fortalecer a cultura brasileira, mas também a levar ela para muito mais pessoas.
Quantos filmes brasileiros a Petrobras já apoiou?
Em 30 anos de apoio ao cinema nacional, já patrocinamos mais de 600 filmes brasileiros. Tudo começou em 1995, com o patrocínio ao filme “Carlota Joaquina, Princesa do Brazil”, que encheu as salas de cinema e ajudou a reviver o interesse pelo cinema nacional.
Foi exatamente aí, quando o cinema brasileiro mais precisava, que teve início uma parceria que dura até hoje. Agora, três décadas depois, ela continua firme com um novo investimento de R$ 100 milhões, até 2027, para produzir e distribuir novos filmes brasileiros, além de apoiar festivais, distribuição, formação e até salas de cinema.
É uma demonstração do nosso compromisso com a cultura nacional, com o talento do brasileiro e com a nossa capacidade de contar as nossas próprias histórias, do nosso próprio jeito.
Quer descobrir outras sugestões de filmes? Leia também:
→ 10 filmes sobre tecnologia e inovação
Leia também








Escolha um Canal:
Navegue nas Seções:
Acessibilidade
Idioma:
Selecione um idioma: