Mochileiras 3ª temporada: a energia da cultura brasileira
Passamos lugares que mostram a energia do Brasil em grandes festas, na culinária, paisagens, na arte e forma de viver do brasileiro.

Preta e Amora percorrem cidades do Norte e Nordeste na terceira temporada de Mochileiras, websérie da Petrobras
A websérie Mochileiras continua viajando, desta vez para mostrar para vocês a energia da cultura brasileira. Na terceira temporada, estamos conhecendo festivais, paisagens de tirar o fôlego, turismo gastronômico e cultural.
Veja quais foram os nossos destinos até aqui e viaje com a gente. E continue acompanhando aqui ou no nosso canal do Youtube para conhecer os próximos destinos!
Caruaru: forró, culinária e arte
A primeira parada da 3ª temporada de Mochileiras foi em Caruaru (PE). Amanda Mota, a @amoramota, nos levou para curtir o São João da cidade, que tem duração de 65 dias. E como festa junina é sinônimo de comida, e das boas, Amanda também nos apresentou os pratos do São João de Caruaru. Aliás, para você, o que é o mungunzá e o que é a canjica?
Ela ainda nos mostrou a arte do Mestre Vitalino, sua casa, que virou museu para que todos possam conhecer a energia do barro que vira artesanato.
Veja o episódio completo:
Parintins e Manaus: a energia amazônica
A Preta - @pretademais - estreia no Mochileiras na região Amazônica, em Manaus e em Parintins, em pleno Festival de Parintins. Viajando com ela neste episódio, podemos sentir a energia contagiante da galera do Boi Caprichoso e Boi Garantido.
Também vamos conhecer o Teatro Amazonas, um dos mais bonitos do mundo e descobrir uma curiosidade sobre sua cúpula. Na metrópole amazônica, a Preta mostrou a cultura popular no Mercado Municipal de Manaus e o MUSA (Museu da Amazônia), que fica no meio da floresta. Para fechar o rolê, a mochileira também passou pela Praia de Ponta Negra, banhada pelo Rio Negro.
Veja o episódio completo:
Porto Velho e o Festival dos Povos da Floresta
A Amanda Mota nos mostrou a riqueza cultural de Porto Velho, capital de Rondônia. Ela começou essa viagem no Mercado Municipal, que reúne o que há de mais característico na cidade e várias partes do estado. Ainda conheceu a história de Marechal Rondon, pioneiro na proteção de povos originários. O nome do estado é uma homenagem a ele.
Amora ainda passou pelo Festival dos Povos da Floresta e esteve em outros lugares com paisagens de tirar o fôlego. Dê o play para ver que não estamos exagerando. Mas atenção, este episódio vai estimular o apetite.
Ilha de Marajó: a riqueza cultural marajoara
A Ilha de Marajó, a maior ilha flúvio-marinha do mundo com 17 municípios, é onde o rio e o oceano se encontram, a culinária tem sabores únicos e a arte herança ancestral. Marajó também é a Capital dos Búfalos, abrigando o maior rebanho das Américas. A população também mantém uma forte relação com o animal, que provê os ingredientes mais característicos da culinária local. A gastronomia também se destaca com iguarias como o turu, um molusco comparado ao ceviche e à ostra.
A arte é marcada pela herança ancestral na cerâmica marajoara, com padrões geométricos. A ilha também possui uma trilha sonora vibrante, mostrada no Festival Choro Jazz. Um dos destaques é a valorização de mulheres percussionistas, antes proibidas de tocar neste cenário.
Dê o play e viaje pela Ilha de Marajó com a gente!
Conheça mais o Brasil com Mochileiras
Nossas Mochileiras já passaram por outros destinos brasileiros mostrando a cultura, beleza e arte do Brasil na primeira e segunda temporada. Acesse os episódios da temporada 1 e 2 de Mochileiras e se orgulhe ainda mais da energia do Brasil!
Leia também








Escolha um Canal:
Navegue nas Seções:
Acessibilidade
Idioma:
Selecione um idioma: