Cinco curiosidades sobre as festas de São João
Qual o maior São João do Mundo? E a melhor festa junina? Os festejos regionais estão na pauta cultural da Petrobras.
As festas juninas do Nordeste trazem a cultura brasileira em forma de alegria
Foto: SEDE / Prefeitura de Campina Grande
Existe “o maior”, existe “o melhor”, “o mais longo”, “o mais antigo”. Seja qual for a denominação atribuída, cidades de todo o Nordeste se transformam durante o mês de junho para receber as comemorações do São João. O que não falta é motivo para você se juntar à festa junina. Separamos cinco curiosidades para você se animar.
1. Qual o maior São João do Mundo?
Foto: SEDE / Prefeitura de Campina Grande
O título é reivindicado por algumas cidades, Campina Grande tem troféu dado por um instituto. Já em Caruaru (PE), o que se fala é que lá está o “Maior e Melhor São João do Mundo”. Polêmicas à parte, devemos aproveitar o que cada cidade oferece e curtir o melhor de cada festa. Afinal, o São João é para todos.
2. Qual a principal celebração?
Apesar da referência a São João, a festa dura semanas e festeja Santo Antônio e São Pedro também. Aliás, Santo Antônio, o santo casamenteiro, fez com que seja celebrado um casamento coletivo no meio da festa. Em 2024, a Prefeitura de Campina Grande informou que 100 casais saíram oficialmente comprometidos e abençoados.
3. Quando isso tudo começou?
A festa vem da tradição trazida pelos portugueses, ainda no período colonial, celebrando os santos católicos e para celebrar a colheita do milho. Ganhou um tempero do Nordeste e são caracterizadas pelas danças de quadrilha, fogueiras, comidas típicas e muito forró.
4. Onde mais tem essa festança?
A festa de Caruaru é uma das mais celebradas em todo o Brasil
As festas juninas são símbolos da cultura nordestina. Acontecem em toda a região, espalhadas por várias cidades. Além de Campina Grande, Caruaru e Petrolina (PE), Maracanaú (CE) e São Luís (MA) também querem ostentar o título de maior do mundo. Na Bahia, por sua vez, o São João do Reencontro está sendo celebrado em mais de 35 cidades!
A folia vai além do Nordeste e chega a Minas Gerais, São Paulo e Tocantins com destaque para a movimentação turística. Ao todo, estima-se que mais de 21,6 milhões de pessoas visitem as festividades.
5. Festividades regionais
As festas, como o São João, conectam as pessoas, resgatam as suas raízes e reforçam a cultura. As diferentes celebrações regionais dão autenticidade à diversidade existente no Brasil e nos torna um país mais autêntico, com sua grandeza. São diferenças que nos unem.
Além das festas juninas do Nordeste, todas as regiões do Brasil têm suas celebrações ao longo ano: desde o carnaval, passando por congadas, cavalhadas e folguedos em maio, o bumba meu boi e o boi-bumbá em junho e julho até a oktoberfest em outubro, só para trazer alguns exemplos.
Neste São João, a Petrobras patrocina as festas de Campina Grande, de Caruaru e o São João do Reencontro, que acontece em 35 cidades da Bahia. Além disso, estamos presentes em outras festividades da cultura regional pelo Brasil. Incentivar a cultura é fortalecer a identidade dos brasileiros, gerar oportunidades e desenvolvimento. Nós acreditamos que a cultura também é nossa energia.
Mochileiras nas principais festas culturais do país
Quer conhecer mais sobre as principais festividades regionais do nosso país? Na nova temporada do projeto Mochileiras, convidamos a Rayssa Galvão (a @rayneon) para prestigiar algumas das maiores manifestações culturais do Brasil — começando pelo São João de Campina Grande! Por lá, nossa mochileira prestigiou as danças, comidas típicas e muita música. Teve até pizza de pudim!
Leia também
Escolha um Canal:
Navegue nas Seções:
Acessibilidade
Idioma:
Selecione um idioma: