Descubra cinco curiosidades sobre as festas de São João

Qual o maior São João do mundo? Quadrilha é uma dança francesa? E quando surgiu a fogueira? Conheça as principais curiosidades sobre as festas juninas.

Atualizado em 04/08/2025

Postado em 25/06/2024

Texto copiado!

Existe “o maior”, existe “o melhor”, “o mais longo”, “o mais antigo”. Seja qual for a denominação atribuída, cidades de todo o Nordeste — e fora dele também — se transformam durante o mês de junho para receber as comemorações do São João. O que não falta é motivo para você se juntar à festa junina. Conheça mais sobre as principais celebrações, onde você pode prestigiar e descubra curiosidades sobre os principais elementos juninos.

 

Qual a origem da festa de São João?

A festa vem da tradição trazida pelos portugueses, ainda no período colonial, celebrando os santos católicos e para celebrar a colheita do milho. Quando chegou ao Brasil, o São João ganhou um tempero do Nordeste e são caracterizadas pelas danças de quadrilha, fogueiras, comidas típicas e muito forró.

 

Qual a maior festa de São João do mundo?

O título de maior festa de São João do mundo é reivindicado por algumas cidades. Campina Grande tem troféu dado por um instituto. Já em Caruaru (PE), o que se fala é que lá está o “Maior e Melhor São João do Mundo”. Polêmicas à parte, devemos aproveitar o que cada cidade oferece e curtir o melhor de cada festa. Afinal, o São João é para todos.

Fotografia aérea noturna da festa de São João de Campina Grande.
São 33 dias em que a festa ocupa o coração da cidade de Campina Grande (PB).
Foto: SEDE / Prefeitura de Campina Grande

O título é reivindicado por algumas cidades, Campina Grande tem troféu dado por um instituto. Já em Caruaru (PE), o que se fala é que lá está o “Maior e Melhor São João do Mundo”. Polêmicas à parte, devemos aproveitar o que cada cidade oferece e curtir o melhor de cada festa. Afinal, o São João é para todos.

 

São João de Caruaru

Você sabia que o São João de Caruaru tem 65 dias de festa? Isso mesmo, são mais de dois meses vivendo o melhor da comida, da música e da cultura nordestina!

E para sentir essa energia de perto, nosso projeto Mochileiras foi até a cidade pernambucana para conhecer essa festa junina e muito mais que Caruaru tem a oferecer.

Confira 5 curiosidades sobre a festa junina

As festas de São João conectam as pessoas, resgatam as suas raízes e reforçam a cultura. E, com tanta cultura envolvida, é até difícil identificar a origem dos principais elementos juninos que hoje são tão populares. Conheça mais curiosidades sobre as festas juninas brasileiras.

 

1. As comidas típicas são uma forma de resgatar raízes

A escolha das comidas típicas nas festas de São João não é à toa. Junho marca o fim da colheita do milho em várias regiões do país, principalmente no nordeste, o que o tornou o alimento perfeito para as receitas da celebração.

Conforme a festa se espalhou pelo Brasil, as comidas também foram adaptadas para representar a cultura local: tem baião de dois em estados do nordeste, cuscuz doce no Rio de Janeiro…

 

2. As bandeirolas homenageiam os santos do mês

As bandeirolas (ou bandeirinhas) juninas surgiram como uma maneira de homenagear os três santos do mês de junho: São João, Santo Antônio e São Pedro.

A imagem dos santos eram gravadas ou ilustradas em grandes bandeiras coloridas — a tradição das bandeirolas se mantém forte, mas, hoje, o tamanho delas na maioria das festas é menor.

 

3. As festas juninas já são Patrimônios Culturais Imateriais

O valor histórico e artístico das festas juninas é oficial. Algumas festas de São João, e também seus elementos, como é o caso da quadrilha, já foram reconhecidos como Patrimônio Cultural Imaterial pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).

A Festa do Bumba Meu Boi, no Maranhão, e Banho de São João de Corumbá e Ladário, em Mato Grosso do Sul, conhecido como “festa junina no Pantanal”, são algumas das celebrações reconhecidas.

Três mulheres idosas celebram São João com roupas típicas e tocando instrumentos musicais.
As roupas e músicas típicas estampam a cultura das festas.
 

4. A quadrilha brasileira tem influência… francesa?

As disputas de quadrilhas, tão populares nas festas juninas brasileiras, supostamente surgiram como uma dança de salão na França, ainda no século 19. A “quadrille”, como era chamada na época, era dançada pela elite francesa e se tornou febre assim que chegou ao nosso país.

Em 2024, Campina Grande, na Paraíba, bateu o recorde mundial de maior quadrilha junina do Brasil: foram mais de 1280 pares dançando!

 

5. A fogueira junina: uma tradição de muitas origens

Presente como um dos principais símbolos da festa junina, a tradição da fogueira tem diversas origens.

Na natureza, ela sempre foi utilizada por diferentes povos para manter as pessoas aquecidas e afastar animais das comidas. Na tradição católica, que dita muitos elementos de São João, ela representa o nascimento de São João Batista. Já em tradições pagãs, a fogueira era vista como uma maneira de afastar os maus espíritos.

Indiferentemente da origem, o importante é que a fogueira mantém, até hoje, os brasileiros aquecidos durante a celebração!

 

Quais cidades brasileiras têm as principais festas juninas?

As festas juninas são símbolos da cultura nordestina. Acontecem em toda a região, espalhadas por várias cidades: além de Campina Grande, Caruaru e Petrolina (PE), Maracanaú (CE) e São Luís (MA) também querem ostentar o título de maior do mundo. Na Bahia, por sua vez, o São João do Reencontro está sendo celebrado em mais de 35 cidades!

A folia vai além do Nordeste e chega a Minas Gerais, São Paulo e Tocantins com destaque para a movimentação turística. Ao todo, estima-se que mais de 21,6 milhões de pessoas visitem as festividades.

Festa noturna de São João de Caruaru, com bandeirolas e fantasias coloridas.
A festa de Caruaru é uma das mais celebradas em todo o Brasil.
 

Visite as principais festividades do Brasil com as Mochileiras

Você sabia que a Petrobras patrocina as festas de Campina Grande, de Caruaru e o São João do Reencontro, que acontece em 35 cidades da Bahia? Além disso, estamos presentes em outras festividades da cultura regional pelo Brasil. Incentivar a cultura é fortalecer a identidade dos brasileiros, gerar oportunidades e desenvolvimento. Nós acreditamos que a cultura também é nossa energia.

Quer conhecer mais sobre as principais festividades regionais do nosso país? Viaje um pouco mais pelo Brasil com nosso projeto Mochileiras e prestigie algumas das maiores manifestações culturais do nosso país.

Texto copiado!
Notas
;

Leia também

Link da Notícia Corredores Ecológicos: preservando a biodiversidade brasileira para o amanhã
Fotografia diurna de um trator transportando mudas em um corredor ecológico.
Sustentabilidade
Corredores Ecológicos: preservando a biodiversidade brasileira para o amanhã
post type icon
Artigo
8 min
Link da Notícia Cerrado brasileiro: conheça o bioma que tem a savana mais rica do mundo
Pôr do sol no Parque Nacional da Serra da Canastra, mostrando a biodiversidade do Cerrado brasileiro.
Sustentabilidade
Cerrado brasileiro: conheça o bioma que tem a savana mais rica do mundo
post type icon
Artigo
8 min
Link da Notícia Árvore do Rio 2025: Sustentabilidade e Tradição Iluminam a Lagoa Rodrigo de Freitas
Árvore do Rio, iluminada na Lagoa Rodrigo de Freitas
Sustentabilidade
Árvore do Rio 2025: Sustentabilidade e Tradição Iluminam a Lagoa Rodrigo de Freitas
post type icon
Artigo
3 min
Link da Notícia Como se tornar jogadora de futebol: conheça o cenário brasileiro e principais iniciativas
Diversas mulheres jovens sentadas em cadeiras plásticas ao ar livre, em frente a um palco da Caravana de Futebol Feminino Petrobras.
Sustentabilidade
Como se tornar jogadora de futebol: conheça o cenário brasileiro e principais iniciativas
post type icon
Artigo
8 min
Link da Notícia Mochileiras 3ª temporada: a energia da cultura brasileira
Preta e Amora, apresentadoras do Mochileiras, temporada 3, lado a lado, ambas são mulheres pretas.
Sustentabilidade
Mochileiras 3ª temporada: a energia da cultura brasileira
post type icon
Websérie
5 min
Link da Notícia Cinco filmes brasileiros com protagonistas negros que você precisa conhecer
Um grupo de homens negros usando roupas brancas e colares.
Sustentabilidade
Cinco filmes brasileiros com protagonistas negros que você precisa conhecer
post type icon
Artigo
5 min
Link da Notícia Urucu: reflorestamento de espécies protegidas na Floresta Amazônica
Várias mudas de vegetação no entorno da base de Urucu.
Sustentabilidade
Urucu: reflorestamento de espécies protegidas na Floresta Amazônica
post type icon
Artigo
7 min
Link da Notícia Há 30 anos, a Petrobras é a maior parceira do cinema brasileiro
A fachada de um cinema chamado ESPAÇO PETROBRAS DE CINEMA com a palavra PETROBRAS em verde. A parte superior do edifício tem janelas e folhagem de árvores.
Sustentabilidade
Há 30 anos, a Petrobras é a maior parceira do cinema brasileiro
post type icon
Artigo
5 min
Link da Notícia Como a baleia jubarte se salvou da quase extinção
Uma baleia jubarte azul-escura salta vigorosamente para fora da água, revelando sua barbatana peitoral branca e espirrando água.
Sustentabilidade
Como a baleia jubarte se salvou da quase extinção
post type icon
Artigo
7 min