Mentoria Feminina: um caminho para o empoderamento profissional
Sempre é mais fácil aprender com quem passou por situações parecidas com as nossas e enfrentou os mesmos obstáculos que nós enfrentamos.
Lançado em 2020, o Programa de Mentoria Feminina Corporativa já foi reconhecido pela ONU e ONU Mulheres.
Por isso, programas de mentoria feminina desempenham um papel importante no avanço e empoderamento das mulheres em diversos campos profissionais, porque oferecem suporte, orientação e oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional, permitindo que as mulheres superem barreiras e alcancem seu pleno potencial.
Tais programas são baseados em oportunidades de aprendizado, desenvolvimento de habilidade, aumento de confiança, networking e conexões, equilíbrio, trabalho, vida pessoal, diversidade e representatividade.
E é por acreditar na igualdade de oportunidades e na diversidade como um compromisso da nossa empresa – como demonstrado pela criação da nossa gerência de Diversidade, Equidade e Inclusão – que criamos nosso Programa de Mentoria Feminina Corporativo.
Lançado em dezembro de 2020 e realizado ao longo de 2021, o programa teve em sua primeira edição 332 inscrições, com 15 profissionais selecionadas para serem mentoradas por outras lideranças femininas dentro da Companhia. Isso resultou na ascensão de um terço das participantes novas dentro da empresa.
Em junho de 2022, foi lançado um novo ciclo do programa, com o dobro de participantes, num universo de 521 profissionais inscritas, o que sinaliza o interesse das mulheres da empresa nessa ação. Em iniciativa inédita, também foram reservadas 20% das vagas para mulheres pretas e pardas e 10% para mulheres com deficiência.
E nessa semana, lançamos um terceiro ciclo, agora com 60 vagas – 4x o número de vagas da primeira edição, o que mostra o crescimento do programa. Em todas as edições, priorizamos as áreas operacionais, onde há necessidade maior de líderes mulheres, e desde 2022, temos vagas afirmativas para mulheres pretas e pardas, assim como pessoas com deficiência.
Importante informar que este programa inspirou vários outros em áreas específicas da companhia e, em 2022, 165 profissionais passaram por nossos vários programas de mentoria feminina, além de, desde 2019, termos tido participação nos Programas de Mentoria Feminina do Instituto Brasileiro de Petróleo.
Além disso, a iniciativa não apenas foi reconhecida pela ONU e ONU Mulheres, através do United Nations Global Compact (Pacto Global da ONU), como o artigo “ESG na indústria de Óleo e Gás – Importância da mentoria na diversidade de gênero”, elaborado por nossas profissionais, foi recebedor do prêmio Plínio Cantanhede 2022, na categoria ESG, na Rio Oil and Gas, pelo conteúdo que destaca a importância da mentoria feminina para a diversidade de gênero do setor.
Sabemos que ainda temos uma longa jornada pela frente até que as mulheres possam ocupar todos os espaços que merecem, mas acreditamos que ações como essa sinalizam a direção que não apenas a Petrobras como toda a sociedade brasileira precisa seguir e incentivar.
Leia também
Escolha um Canal:
Navegue nas Seções:
Acessibilidade
Idioma:
Selecione um idioma: