Mulheres na ciência: conheça a trajetória de Aline Machado de Castro
Conheça mais sobre Aline Machado de Castro, vencedora do 6º Prêmio Mulheres Brasileiras na Química, e veja como incentivamos a presença de mulheres na ciência.
Aline Machado de Castro, profissional e consultora da Petrobras, foi a vencedora do 6º Prêmio Mulheres Brasileiras na Química.
Ainda que as mulheres sigam lutando para ocupar os espaços que merecem nas áreas do chamado "STEM" (acrônimo em inglês para ciência, tecnologia, engenharia e matemática), é inegável que, mesmo com todas as dificuldades, elas já ofereceram imensas contribuições em diversos desses campos.
E uma dessas ciências em que estaríamos séculos atrasados sem o trabalho de diversas cientistas é a química, onde já tivemos nada menos que 8 mulheres vencedoras do Nobel, com pesquisas que vão desde as descobertas sobre radiação de Marie Curie até o desenvolvimento da química bioortogonal por Carolyn Bertozzi, passando por contribuições como a edição do genoma e técnicas de raio-x.
E é um grande orgulho para nós contar com várias cientistas extremamente qualificadas que, dentro da nossa empresa, oferecem também suas contribuições para a geração de conhecimento, além de garantir que a Petrobras possa sempre estar entre as companhias mais inovadoras do mercado.
Uma delas é Aline Machado de Castro, vencedora do 6º Prêmio Mulheres Brasileiras na Química, uma premiação oferecida pela Sociedade Americana de Química e pela Sociedade Brasileira de Química, para destacar a participação feminina e a diversidade nas ciências.
Vencedora na categoria "Líder na Indústria", a engenheira tem uma trajetória de mais de 100 artigos científicos de sua autoria, além de ter registrado 24 famílias de patentes ao longo de sua carreira.
Bacharel em Engenharia Química, mestre em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos e doutora em Engenharia Química, Aline baseou sua carreira no desenvolvimento de processos sustentáveis para a indústria, incluindo rotas para biorrefinarias, reciclagem de plásticos e captura e conversão de CO2.
Além de atuar como profissional sênior e consultora da Petrobras, a pesquisadora é autora de livros infantis sobre educação ambiental e colabora com escolas e ONGs em projetos sociais de divulgação científica.
“É um reconhecimento que me alegra, por se tratar de um prêmio baseado nas contribuições de pesquisadoras para a ciência e a tecnologia do país. Fico muito honrada por suceder a querida amiga Sônia Cabral como recebedora do prêmio pela companhia, pois é uma mulher de garra e uma profissional que admiro muito”, ressaltou Aline.
Sim, Aline não é a primeira das nossas cientistas a ser premiada. Em 2020, Sônia Cabral também foi vencedora na categoria "Líder da Indústria" e , em 2022, Márcia Cristina Khalil de Oliveira recebeu uma menção honrosa, sendo ambas profissionais com importantes trajetórias aqui na Petrobras.
Por isso é tão importante para nós reconhecer e incentivar o trabalho das nossas cientistas, que vem cada vez conquistando mais espaço e trabalhando para que a nossa empresa possa seguir nos rumos de uma transição energética sustentável e que garanta a energia que a nossa sociedade precisa.
Quer saber mais sobre mulheres na ciência?
Clique aqui para conhecer a história de cientistas na Petrobras e também descobrir maneiras de incentivar a pequena cientista que você pode ter em casa.
Leia também
Escolha um Canal:
Navegue nas Seções:
Acessibilidade
Idioma:
Selecione um idioma: