Preservação do meio ambiente: veja 5 ações da Petrobras
Conservação dos ambientes marítimos, monitoramento de praias e muito mais. Veja 5 ações da Petrobras relacionadas ao meio ambiente e preservação.
Nossas atividades são sempre guiadas pelo respeito ao meio ambiente e pela atenção total às pessoas.
Reconhecemos nossa responsabilidade na preservação do meio ambiente e provocamos você a pensar conosco o que podemos fazer para avançar ainda mais.
Cuidar do meio ambiente é valorizar a vida em nosso planeta. E isso nós fazemos com total comprometimento em todas as nossas operações. Por meio do Programa Petrobras Socioambiental, contribuímos para a sustentabilidade do negócio, apoiando iniciativas que gerem valor para a companhia e para a sociedade.
Quer conhecer algumas delas? Venha com a gente!
O que é o meio ambiente?
Se vamos falar sobre meio ambiente e preservação, é importante começarmos pela contextualização: afinal de contas, o que é esse tal de meio ambiente?
Para a Organização das Nações Unidas (ONU), o meio ambiente é o conjunto de elementos físicos, químicos, biológicos e sociais que podem causar efeitos diretos ou indiretos sobre os seres vivos e as atividades humanas. É composto por quatro esferas diferentes:
- Atmosfera: é a camada ar que envolve o planeta, formada por gases como oxigênio, gás carbônico, metano e nitrogênio.
- Litosfera: é a camada mais externa do planeta, formada pelo solo e por uma superfície rochosa, além dos oceanos, vulcões, demais relevos e as placas tectônicas.
- Hidrosfera: são os recursos d’água que envolvem o planeta e estão alojados nos relevos da Litosfera. Por isso, abrange os lagos, rios, mares, oceanos, córregos e tudo o que for relacionado a esse universo.
- Biosfera: de modo geral, ela é a esfera do meio ambiente que representa todas as formas de vida no planeta.
Agora que sabemos o que é, surge uma nova pergunta: “como cuidar do meio ambiente?”
Cuidar da segurança de nossas operações e desenvolver ações para manter o equilíbrio entre nossas atividades e o mundo que nos abriga — em suas diferentes esferas — é o nosso conceito de responsabilidade ambiental.
Com o aperfeiçoamento de produtos e processos, e o investimento em projetos de conservação e preservação de ecossistemas, buscamos sempre crescer contribuindo com o desenvolvimento sustentável.
Quais são as ações da Petrobras para a proteção ambiental?
Investimos em pesquisa para o desenvolvimento de processos e produtos que contribuam para racionalizar o consumo de recursos naturais, buscando diversificar o uso das fontes.
Também estimulamos o uso racional de energia e modernizamos nossos processos para aumentar a eficiência energética, reduzindo emissões de gases poluentes.
Conheça, a seguir, cinco dos nossos diversos projetos e iniciativas com foco na preservação do meio ambiente.
Projetos de conservação dos ambientes marítimos
Nossa atuação para conservação dos ambientes marinhos vem de longa data. Fomos pioneiros no país nesse tipo de investimento, há mais de 40 anos, e, desde então, nunca mais paramos. Muito pelo contrário: com o passar dos anos, criamos e apoiamos cada vez mais projetos relacionados ao tema.
A linha de atuação “Oceano” do Programa Petrobras Socioambiental inclui iniciativas voltadas para a conservação de espécies e ecossistemas costeiros e marinhos, contribuindo para o desenvolvimento sustentável dos oceanos, associadas à educação ambiental.
Os projetos patrocinados atuam também em redes, promovendo ações conjuntas e articuladas, como a Rede de Projetos de Biodiversidade Marinha (Biomar). Criada em 2007, a Biomar reúne os projetos Albatroz, Baleia Jubarte, Coral Vivo, Golfinho Rotador e Meros do Brasil, atuando em diversas regiões do Brasil, com pesquisa e conservação de ambientes coralíneos e de diferentes espécies, a maior parte ameaçada de extinção.
Práticas para reaproveitamento de resíduos
Há 10 anos, adotamos práticas de economia circular em nossas atividades para prevenção da geração de resíduos sólidos. Essas práticas permitiram reduzir a geração de resíduos perigosos em mais da metade entre 2013 e 2022, de 260 mil toneladas para 98,8 mil toneladas, minimizando eventuais impactos negativos ao meio ambiente e às pessoas.
Em 2022, reutilizamos e reciclamos 76% dos nossos resíduos destinados. E nos comprometemos, entre 2024 e 2030, com a redução de 30% na geração de resíduos sólidos de processo e também com a destinação de 80% desses resíduos para rotas de reuso, reciclagem e recuperação (RRR) até 2030.
Entre 2019 e 2022, também reduzimos em mais de 20% a captação de água doce de nossas operações.
Iniciativas para reduzir a emissão de gases estufa
Assumimos o compromisso de neutralizar as emissões de carbono nas atividades sob nosso controle (Escopos 1 e 2) até 2050, além de influenciar todos os nossos parceiros a fazerem o mesmo. Para isso, iremos investir US$ 3,9 bilhões até 2028 para a descarbonização de nossas operações.
Atualmente, nosso processo produtivo já é um dos que menos emite gases de efeito estufa no mundo. Com foco no pré-sal, nossa exploração e produção de petróleo e gás tem emissão de CO2 equivalente por barril até 70% menor do que a média mundial!
Programa de Monitoramento de Praias (PMP) no litoral brasileiro
Também financiamos o maior Programa de Monitoramento de Praias (PMP) do mundo, abrangendo mais de 3.000 km de costa. Esta iniciativa se dá por meio da articulação de uma rede envolvendo órgãos públicos, empresas especializadas e organizações não governamentais. Trata-se de uma condicionante ao licenciamento ambiental de projetos de exploração e produção de petróleo e gás natural.
Durante o monitoramento, todos os animais vivos encontrados pelas equipes de campo são examinados para verificar se precisam de atendimento veterinário. Quando alcançam boas condições de saúde, são marcados individualmente e devolvidos à natureza, permitindo um acompanhamento, caso o animal reapareça em outra região.
Apoio à limpeza da Baía da Guanabara, além de outros projetos socioambientais
Somente em 2022, mais de 22 toneladas de resíduos foram coletados em nossas ações de limpezas de praias e rios. Um dos destaques nesse quesito é o Projeto Uçá, patrocinado pela Petrobras desde 2012.
Realizado pela ONG Guardiões do Mar, o Projeto Uçá tem como objetivo realizar ações de manutenção e monitoramento de manguezais, criar viveiros, reflorestar a área e fazer um trabalho de educação ambiental com a população local.
Cerca de 75% do resíduo colhido da Baía de Guanabara é feito de plástico, sendo o isopor, as sacolas plásticas e as garrafas PET os mais encontrados. Além desses, outros resíduos inesperados também foram coletados, como banheiro químico, capacetes de moto, para-choques de carro, pneus, assentos de privada e carcaças de televisão.
Conheça todos os projetos socioambientais patrocinados pela Petrobras
Outras iniciativas sustentáveis da Petrobras
Quer conhecer mais iniciativas da Petrobras focadas na preservação do meio ambiente? Além do apoio a projetos socioambientais, também mobilizamos nossos recursos e capacidade técnica para desenvolver tecnologias inovadoras, que irão nos ajudar a neutralizar nossas emissões e trilhar a jornada da transição energética justa.
Conheça mais sobre nossa Energia em Transformação.
Leia também
Escolha um Canal:
Navegue nas Seções:
Acessibilidade
Idioma:
Selecione um idioma: