Título

Link do botão
Ícone do botão Button Label
Ícone de carregamento

O que são manguezais? Saiba mais sobre o “Berçário da Vida”

Descubra mais sobre manguezais, os ecossistemas responsáveis pela sobrevivência de milhares de espécies e diversas comunidades.

Atualizado em 28/03/2024

Postado em 09/01/2024

Texto copiado!

O Brasil tem a maior faixa contínua de manguezais do mundo, e proteger esse ecossistema é preservar a vida.

Na beira da terra, junto ao mar, é possível encontrar um ecossistema que reúne diversas espécies distintas e que tem uma contribuição relevante para o combate ao aquecimento global.

Por aqui, você vai descobrir não só o que são os manguezais, mas também a sua importância para todo o planeta.

O que são manguezais e quais as suas características?

Os manguezais são ecossistemas costeiros de grande importância ecológica, social e econômica, relevantes para a biodiversidade marinha e terrestre. Repletos de lama e de emaranhados de raízes, são considerados um dos ecossistemas mais produtivos do planeta.

O Brasil possui manguezais em quase toda a sua costa, do Amapá até Santa Catarina.

Qual é a importância dos manguezais?

Os manguezais, com seus três tipos principais de mangue (vermelho, preto e branco), são fundamentais para a reprodução e sobrevivência de milhares de espécies, como peixes, crustáceos, aves e mamíferos. Por isso, o ecossistema recebe o apelido de “Berçário da vida”. 

Além da importância ambiental, os manguezais são fonte de renda para famílias na zona costeira brasileira, o que faz com que a sua conservação seja de extrema importância para as atividades de subsistência. Um dos exemplos é a extração do caranguejo-uçá (Ucides cordatus), feita de forma artesanal em praticamente toda a costa brasileira.

Os manguezais também fertilizam os oceanos. A decomposição anaeróbica (por bactérias, que não utilizam oxigênio) da matéria orgânica produz nutrientes para a cadeia alimentar dos organismos marítimos e terrestres, e também atenua o processo de erosão costeiro, protegendo o litoral.

Como os manguezais ajudam a mitigar as mudanças climáticas?

Com solo rico em material orgânico e inorgânico, os manguezais têm chamado a atenção de órgãos internacionais pela sua importância na captura e estocagem de carbono (blue carbon) em relação a outros ecossistemas, como a Mata Atlântica e a Caatinga.

Nos estudos reunidos no livro CO2 Manguezal – Estudos Científicos, os pesquisadores perceberam que as áreas de mangue degradadas por urbanização, esgotamento sanitário, extração de árvores e pressão de pesca, entre outros fatores, estocam 16% menos carbono do que os territórios preservados.

Outro estudo, publicado pela Revista Fapesp, em 2018, por pesquisadores do Brasil e dos Estados Unidos, demonstrou que cada hectare de manguezal na Amazônia contém duas vezes mais carbono que a mesma área de floresta equatorial. Se considerarmos outros ecossistemas, como a Caatinga, um hectare de manguezal chega a armazenar oito vezes mais carbono do que um hectare dessa vegetação predominante no Nordeste. 

 

Seriam necessárias, em média, 47 árvores para absorver os gases de efeito estufa de um carro popular.
Fonte: “Estimativa do Sequestro de Carbono por Árvores de Manguezal no Rio Boturoca — São Vicente/SP”. UNISANTA BioScience –p. 11–15 Vol. 1, nº1 (2012)

Como a Petrobras ajuda na preservação dos manguezais?

Apoiamos diversos projetos socioambientais, em diferentes regiões do país, que atuam junto às comunidades locais na recuperação e conservação de manguezais. Tais projetos, cada um com suas propostas e esforços, promovem desde estratégias de capacitação e educação ambiental e monitoramento do ciclo de vida de espécies, até atividades de pesquisas nos ecossistemas.

Nosso Plano Estratégico ainda prevê um aumento de 30% dos esforços de conservação da biodiversidade com investimento socioambiental entre 2024 e 2030.

Em 2022, em parceria com o BNDES, lançamos o primeiro edital da iniciativa Floresta Viva, chamado “Manguezais do Brasil”, prevendo a aplicação de R$ 44,4 milhões para restauração de áreas de manguezais, restingas e bacias contribuintes. A iniciativa teve o objetivo de reunir recursos financeiros para projetos de reflorestamento de espécies nativas em biomas brasileiros e gerar créditos de carbono.

O ecossistema dos mangues também foi o foco escolhido para uma das primeiras iniciativas voluntárias em desenvolvimento pelo World Economic Forum, no fórum "Ocean 100 Dialogues", em que nos juntamos às maiores empresas com atuação nos oceanos para discutir sobre iniciativas corporativas transformadoras para um uso mais equitativo e sustentável dos oceanos.

Nosso compromisso é conservar as florestas, os ecossistemas e as comunidades do Brasil. E os manguezais são apenas parte desse esforço. Conheça mais algumas de nossas iniciativas para preservar o meio ambiente.

 

Notas
;

Leia também

Link da Notícia 36623 Foto subaquática de duas baleias.
Sustentabilidade
Desvendando os mistérios da temporada de baleias: 10 curiosidades fascinantes
Artigo
7 min
Link da Notícia 36625 Foto aérea de um manguezal durante o dia.
Sustentabilidade
O que são manguezais? Saiba mais sobre o “Berçário da Vida”
Artigo
2 min
Link da Notícia 36629 Foto diurna de um menino negro e de cabelos curtos cheirando uma muda de planta de olhos fechados.
Sustentabilidade
O que são os ODS da ONU e o que temos a ver com isso
Artigo
3 min
Link da Notícia 36632 Fotografia subaquática de um recife de coral.
Sustentabilidade
Recifes de corais e zooxantelas: um amor aquático que precisa ser protegido
Artigo
4 min
Link da Notícia 36634 Pessoa trabalhando no reflorestamento. Ela está plantando uma nova semente.
Sustentabilidade
Conheça Fred, Jorge e a ciência na recuperação das florestas
Artigo
5 min
Link da Notícia 36638 Golfinho
Sustentabilidade
O (en)canto que vem do oceano
Artigo
5 min
Link da Notícia 36642 Floresta
Sustentabilidade
Como cuidamos das florestas que nos abrigam
Artigo
6 min




Canais

Acessibilidade

Faça uma busca:

Buscar

Sugestões de busca

Link de exemplo
Ícone do botão /documents/d/nossa-energia/chevronright-svg?download=true Exibir mais resultados
Ícone de carregamento

Mais pesquisados

Preço dos combustíveis

Pré-Sal

Time Petrobras

Escolha um Canal:

Acessibilidade

Alto-Contraste

Desligado

Ligado

Texto Grande

Desligado

Ligado

Idioma:

Selecione um idioma: